Marcello Medeiros
O alerta sobre um grande volume de chuva previsto para atingir a Região Sudeste do país, em especial a Região Serrana do Rio de Janeiro e consequentemente municípios como Teresópolis e Petrópolis, fez com que as prefeituras das duas cidades decidissem por manter as unidades de ensino fechadas nesta sexta-feira (04). “A Prefeitura de Teresópolis informa que, por recomendação da Defesa Civil, as aulas da rede municipal estão suspensas nesta sexta-feira, dia 04/04, como medida preventiva diante da previsão de chuvas fortes durante o horário escolar. Equipes da Defesa Civil seguem em alerta máximo, atuando em conjunto com as secretarias municipais para minimizar riscos e responder prontamente a qualquer emergência”, publicou a PMT. Horas depois do anúncio oficial tendo como foco somente as unidades da rede municipal, escolas da rede estadual começaram a emitir avisos que seguiriam o mesmo caminho, ou seja, não abrirão as portas nesta sexta. Até o fechamento desta edição, não havia informações sobre as unidades da rede particular em Teresópolis.
Também no início da noite, a Prefeitura de Teresópolis anunciou a suspensão da cobrança do estacionamento rotativo nesta sexta (04) e sábado (05), e o fechamento, por tempo indeterminado, de três equipamentos administrados pela secretaria municipal de Meio Ambiente, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, o Borboletário Municipal e o Horto Municipal Carlos Guinle. As atividades da Secretaria Municipal de Esportes também estão suspensas.

DefesaCivilSomosTodosNós! 🙏🏻🫂 MENSAGEM DIVULGADA PELA DEFESA CIVIL 21H30 (03/04/2025)
Monitoramento da Defesa Civil
A previsão de chuvas fortes para o fim de semana, com a chegada de uma frente fria e a formação de um ciclone sobre o Rio Grande do Sul, colocou a Defesa Civil de Teresópolis em estado de alerta. O evento climático pode trazer um grande volume de chuva para o município, o que poderia ocasionar transtornos e riscos à população. Em entrevista ao Diário, a Secretária Municipal de Defesa Civil, Mariana Antunes, assegurou que a equipe está monitorando a situação em tempo real e está pronta para atuar caso seja necessário, visando garantir a segurança da população. “Com a chegada da frente fria e a possibilidade de um ciclone, estamos atentos aos riscos de eventos climáticos extremos. Estamos monitorando a situação e já aumentamos as medidas preventivas junto à comunidade”, afirmou a secretária.
A secretária explicou que, devido à variabilidade nos modelos meteorológicos, as previsões podem mudar a cada dia. “Hoje existem vários modelos meteorológicos que calculam a quantidade de chuva em cada região. Por isso, é normal que as previsões apresentem diferenças. A Defesa Civil está atenta e, diariamente, traz as informações mais atualizadas para a população”, esclareceu Mariana. A previsão de chuvas fortes não se limita apenas a Teresópolis, mas também inclui outras áreas do estado, como o litoral Sul e a Região Serrana. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta para acumulados de chuva que podem ultrapassar 100 milímetros nessas áreas. “Estamos monitorando de perto e orientando a população para que fique atenta”, disse a secretária.
Alertas e comunicação com a população
Além das sirenes de alerta instaladas em comunidades com histórico de cheias de rios ou deslizamento de terra, Mariana Antunes destacou que a Defesa Civil conta com diversos canais de comunicação para manter a população informada. “Pedimos que a comunidade acompanhe os sistemas de alerta, como nosso Instagram e o envio de mensagens via SMS. Estamos constantemente monitorando, mantendo a população informada e preparados para atuar, caso necessário”, afirmou.
A Defesa Civil reitera que, em caso de emergência, a população deve entrar em contato imediatamente para que as equipes possam prestar socorro de forma ágil e eficiente. Telefones da Defesa Civil de Teresópolis: 199, 0800 202 1066 e 2742 8264. Envie seu CEP para o número 40199 e receba os alertas da Defesa Civil. Siga a Defesa Civil no Instagram: @defesaciviltere