Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura divulga relação de aprovados para o “SandBox InovaTerê”

Projetos são voltados para ciência de dados e inteligência artificial para prever situações de emergência climática, telegestão da iluminação pública e monitoramento de sinais vitais de pacientes crônicos a partir de sensores

A Prefeitura de Teresópolis divulgou o resultado da avaliação sobre a relevância e a contribuição dos seis projetos selecionados no edital SandBox InovaTerê. As propostas foram implementadas e experimentadas, num ambiente regulado, durante 10 meses, com supervisão da Secretaria M. de Ciência e Tecnologia e do Conselho de Inovação, Ciência e Tecnologia. As três soluções aprovadas e aptas à contratação pública via marco legal das startups (SandBox) são das áreas de Defesa Civil, Saúde e Serviços Públicos (iluminação pública).

O secretário de Ciência e Tecnologia, Cleiton Pimentel, frisou que o SandBox InovaTerê é um exemplo de empreendimento público para agregar soluções para uma cidade inteligente, eficiente e inovadora. “É a partir deste modelo desenhado pelo marco legal das startups que a gestão pública consegue ter assertividade nos pontos em que requeiram testes de funcionalidades e solução de problemas para o município, como é o caso da gestão de riscos e desastres, telegestão do parque de luz e monitoramento permanente de saúde dos pacientes crônicos”.

Propostas aprovadas e aptas

  • Cittua Tecnologia, Consultoria e Treinamento Ltda. Solução: Ciência de dados e inteligência artificial para prever situações de emergências para a Política de Defesa Civil. A plataforma digital de ciência de dados em meteorologia foi testada e aprovada com eficiência, demonstrando eficácia como ferramenta fundamental para a atuação da Defesa Civil.
  • Smart Lighting – Telegestão da Iluminação Pública. Solução: Sensor de gestão, automação e redução do consumo de energia para a Política Municipal de Serviços Públicos (modernização do parque de luz). Constituído de sensores inteligentes, o produto foi testado e aprovado com eficiência, demonstrando eficácia na telegestão do parque da iluminação pública municipal.
  • Medical Angel Software Ltda. Solução: Monitoramento de sinais vitais dos pacientes crônicos a partir de sensores “IOT” para a Política Municipal de Saúde. Constituído de monitoramento através de smart watching, vinculado a uma plataforma médica, o produto foi testado e aprovado com eficiência, demonstrando eficácia no auxílio ao tratamento e cuidados dos idosos do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), executado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Edição 16/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas
DIÁRIO MULTIMIDIA - Reprodução de fotos e texto não autorizada. Plágio e violação de direitos autorais: Copiar uma foto sem a autorização do autor é plágio e viola os direitos autorais, sendo crime previsto no Artigo 184 do Código Penal.

Maquinário da antiga Sudamtex vai funcionar em outras fábricas

2º Fórum de Mobilidade Urbana de Teresópolis nesta quinta-feira

Cascata do Imbuí: ideia de nova ponte é apresentada na Câmara

Dia de Santa Teresa: Teresópolis celebra a sua padroeira

Governo anuncia classificação indicativa para apps e nova faixa etária

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE