Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura do Rio decreta estado de calamidade pública

Chuva atinge a cidade desde a noite de segunda-feira (8)

 Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil  Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro decretou estado de calamidade pública, por causa da chuva que atinge o município desde a noite de segunda-feira (8). Com o decreto, passa a ser possível fazer contratação de serviços emergenciais de resposta à enchente sem licitação.

Caso o governo federal aceite o decreto de calamidade, o documento também facilita a transferência de recursos da União para a prefeitura fazer essas ações emergenciais.

O decreto permite ainda desapropriações e o uso de propriedade particular, no caso de iminente perigo, pela Defesa Civil e outros órgãos municipais.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, justificou a medida não apenas por causa da situação emergencial provocada pelo temporal, que provocou enchentes e deslizamentos e matou dez pessoas, mas também porque o município passa por “grave crise econômica”.

A cidade segue em estágio de crise (o mais grave de três níveis da Defesa Civil) há quase 60 horas, desde as 20h55 de segunda-feira (8). Ainda há vários pontos de alagamento, vias bloqueadas e riscos de deslizamentos. Apesar disso, segundo o sistema Alerta Rio, da prefeitura, não deve chover hoje na capital fluminense.

Tags

Compartilhe:

Edição 10/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Motorista morre após forte colisão na rodovia BR-116

Homem é detido depois de chutar gato do vizinho

35 APREENSÕES EM MAIO: GCM apreende motos e conduz baderneiros para a delegacia

DIA DA ENFERMAGEM: Profissão que transforma, Enfermagem vai além dos hospitais e amplia acesso à saúde

Motoqueiro armado assalta drogaria em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE