Em breve, terá início um levantamento técnico para guiar o projeto da restauração do prédio da Casa da Memória Arthur Dalmasso. Um acordo de cooperação com este objetivo foi assinado nesta quarta-feira, 14-05, pelo Prefeito Leonardo Vasconcellos. Sem custos para a Prefeitura, o trabalho será executado pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio (Unesa-Teresópolis).
Tombado pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) e vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, o imóvel, que abriga exposições, mostras temáticas e o Departamento de Patrimônio Histórico do Município, está com áreas interditadas para circulação de visitantes no 2º piso e nas partes frontal e lateral devido às condições precárias do madeiramento da varanda e da estrutura que circunda o elevador de acessibilidade.
“Vamos contar com a experiência de conceituados profissionais da Estácio na elaboração desse mapeamento. Buscaremos recursos para a futura restauração desse equipamento, que é fundamental para a preservação da memória do município”, destacou o Prefeito Leonardo Vasconcellos.

O estudo envolve o levantamento histórico e físico do prédio; laudo de engenharia da varanda do 2º piso, que se encontra ancorada; registro cadastral arquitetônico, com plantas baixas, cortes e elevações; mapeamento de danos e entrega do caderno memorial.
“O material produzido pela Estácio servirá de base para a elaboração do projeto de restauro a ser licitado pela Prefeitura, pois indicará minuciosamente todos os pontos da recuperação do prédio da nossa Casa da Memória, um presente da Universidade Estácio para Teresópolis”, pontuou Wanderley Peres. Ainda segundo o secretário municipal de Cultura, a partir desse estudo aprofundado, e dos procedimentos junto ao Inepac, será feita a licitação para a obra de restauração. “Somente com o projeto, pode ser contratada a empresa para o restauro, e essa providência estava agarrada há vários anos na burocracia da administração municipal. Com o acordo, será agilizado o processo, e o próximo passo será a busca do recurso, que já vem sendo articulada pelo prefeito Leonardo”, concluiu.
Para a gestora da Unesa-Teresópolis, é uma alegria colaborar com tão importante iniciativa. “É o primeiro prefeito que abre as portas para essa atuação em conjunto. Feliz a cidade que tem uma Universidade atuante. Estamos empolgados, professores e alunos, para fazer parte dessa história”, concluiu Simone Amaral, acompanhada da coordenadora do curso de Arquitetura, professora Ecléa Morais, da coordenadora do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, professora Izabella Barreto, e da aluna Hellena Soares.