Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura: Obra de R$ 195 mil atrasa dois anos e vai custar mais de R$ 830 mil

Reforma começou em janeiro de 2022, com o prazo de três meses para a entrega do serviço

Wanderley Peres

Iniciada em 31 de janeiro de 2022, com prazo de entrega do serviço marcado para três meses depois, abril de 2022, a reforma do prédio da Prefeitura tem nova data para ficar pronta. Está mantido o mês, de abril, mas de 2024, segundo ato oficial publicado em DO nesta segunda-feira, dia 5. O preço da reforma do palácio Teresa Cristina, com a “recomposição do telhado, a remoção da pintura antiga de paredes e das esquadrias de madeira de portas e janelas, substituição de telhas quebradas, eliminação de pontos de infiltração, limpeza e isolamento do telhado”, também é outro. Contratada, inicialmente, em janeiro de 2022, por R$ 195.355,35, à empresa C1001 Manutenção Predial Ltda., oito meses depois, em abril de 2023, a reforma foi recontratada à outra empresa, Criar Consultoria e Serviços Ltda., que havia cobrado R$ 534.767,92, prometendo entregar o serviço pronto em curto prazo também. Não entregou a obra no prazo contratado depois de ganhar a concorrência pelo menor preço, e agora, para entregar o serviço pronto, pediu reajuste do valor.

De comum, as empresas relapsas têm a tarefa da reforma, que é a mesma, “fornecimento de mão de obra e material para pintura e fachada e recomposição de telhado da Prefeitura” e a inadimplência dos prazos contratados. Apesar de ter cobrado pelo serviço mais que o dobro do que cobrou a C1001, e demorado tempo ainda maior sem concluir a obra, a nova empresa, Criar, ainda foi premiada um aditivo ao contrato, publicado no DO desta segunda-feira, 5, aumentando em cerca de 50% o valor da empreitada, atualizando o valor global do contrato para R$ 766.532,89 (setecentos e sessenta e seis mil quinhentos e trinta e dois reais e oitenta e nove centavos)”.

Obra custaria R$ 195 mil e ficaria pronta em 2022
Novo Contrato aumenta de R$ 195 mil para R$ 534 mil e vai receber “aditivo” de mais R$ 250 mil

MAIS DE R$ 800 MIL

A prefeitura já havia pago R$ 42.845,57 à empreiteira anterior, passando de R$ 800 mil a revitalização do prédio com o novo contrato e o seu recente aditivo. A reforma começou custando R$ 195.355,35 e chegou a R$ 834.146,38 (oitenta e três mil, cento e quarenta e seis reais e trinta e oito centavos.

PRONTA EM TRÊS MESES

O aditivo prevê a entrega da obra em 90 dias, ou seja, abril de 2024. O contrato da reforma sofreu duas alterações, suprimindo do cronograma de execução da obra, “para melhor adequação às necessidades da administração”, itens diversos perfazendo a quantia de R$ 24.913,86 (vinte e quatro mil novecentos e treze reais e oitenta e seis centavos), e “acrescentando o valor ao contrato em razão do aumento da demanda da secretaria, dentro do limite legal de 50%, sendo o acréscimo de R$ 256.678,73 (duzentos e cinquenta e seis mil seiscentos e setenta e oito reais e setenta e três centavos).

C1001 FOI PUNIDA

Contratada à C1001 Manutenção Predial Ltda., que teria executado 21% do contrato, percebendo o valor de R$ 42.845,57, segundo informou o governo, “após meses de cobrança e reuniões, a empresa informou que não teria condições de dar continuidade ao serviço”, daí foi feita a rescisão unilateral do contrato nº 007.06.2022, com o valor da multa em 10% do saldo inadimplido, o que resultou na importância de R$ 15.250,98”.

GOVERNO MENTIU

Em resposta a O DIÁRIO, em agosto de 2022, a Prefeitura confirmou o cancelamento do contrato com a C1001, “por descumprimento por completo do cronograma físico da obra”, contrariando contundente afirmação anterior, do mês de maio, quando a obra parecia parada, e ao buscar saber o motivo, o governo garantiu a O DIÁRIO que o ritmo dos trabalhos seguia “normal e satisfatório”. Disse ainda a assessoria de imprensa do governo municipal, em maio de 2022, que “os serviços de pintura de janelas internamente e externamente estavam com quase 90% já executadas”, e que os atrasos na área externa seriam por conta das “chuvas de verão que contribuíram para atraso no cronograma da pintura das fachadas, morosidade que contribuiu para o atraso em algumas etapas”, garantindo a entrega da obra no dia 28 de agosto, de 2022, “de acordo com o novo prazo pedido pela empresa para conclusão total dos serviços, os já contratados e os complementares”.

Novas telhas “ganham destaque” após grande reforma feita pelo governo. Fios, canos, e aparelhos de ar condicionados foram mantidos durante a reforma

A construção do prédio da Prefeitura

Feita com recursos próprios, a prefeitura teve a construção iniciada em 1927, durante a gestão do prefeito Euclydes Machado, delegado de polícia e banqueiro, sócio do banco Therezopolis, que a inaugurou em dezembro de 1929, último mês de seu governo, quando já estava eleito para sucedê-lo o engenheiro responsável pela obra, Nestor Pinto, único prefeito negro de Teresópolis e um dos primeiros do Brasil. Parcialmente pronto, com parte sem ser erguida, e com apenas alguns cômodos próprios para utilização, o prédio da prefeitura funcionou por dezesseis anos em estado precário até que, 13 prefeitos depois, o prefeito nomeado Roger Malhardes retomou a construção, em 1946, parcialmente pronta ao fim de seu primeiro mandato como prefeito eleito, em 1954, obra que teve bom andamento, também, durante o tempo de José Jannotti prefeito, entre 1947 e 1950, alcançando, ainda, alguns detalhes da construção, os governos Flávio Bortoluzzi, Omar Magalhães e Waldir Barbosa Moreira, que cuidou do pátio e jardins.

Além de abrigar a chefia do poder executivo municipal, o prédio da prefeitura foi também sede da Câmara Municipal entre 1930 e 1969, abrigando ainda o Fórum, o Tiro de Guerra, o Cartório Eleitoral e diversos outros órgãos do estado com representação no município. Chamado “Palácio Cor de Rosa” pela sua cor, o prédio receberia o nome de Palácio Teresa Cristina pela Lei 0680, de 15-04-1970 e seria tombado pela Lei Orgânica Municipal.

box

Termo Aditivo nº 001.028.011.2023/2023
Contrato nº 028.011.2023 (Fornecimento de material e mão de obra para recuperação das fachadas e telhado do prédio da prefeitura municipal de Teresópolis) – Contratante: O Município de Teresópolis através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e Secretaria Especial de Fiscalização de Obras Públicas – Contratante: Criar Consultoria e Serviços LTDA – Objeto: Alteração do cronograma de execução da obra para melhor adequação às necessidades da administração, com a supressão de itens apontados na planilha que consta no processo nº 24.237/2023, perfazendo a quantia de R$ 24.913,86 (vinte e quatro mil novecentos e treze reais e oitenta e seis centavos), o acréscimo de valor ao contrato em razão do aumento da demanda da secretaria, dentro do limite legal de 50%, sendo o acréscimo de R$256.678,73 (duzentos e cinquenta e seis mil seiscentos e setenta e oito reais e setenta e três centavos) e a prorrogação do contrato por mais 90 (noventa) dias. – Valor: R$ 256.678,73 (duzentos e cinquenta e seis mil seiscentos e setenta e oito reais e setenta e três centavos), atualizando o valor global do contrato para R$766.532,89 (setecentos e sessenta e seis mil quinhentos e trinta e dois reais e oitenta e nove centavos) – Prazo: 90 (noventa) dias – Processo nº 24.237/2023.
PELO CONTRATANTE: DAVI RIBEIRO SERAFIM E ANDRÉA PINHEIRO CORRÊA
PELA CONTRATADA: EDILSON NASCIMENTO FERREIRA.

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE