Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura confirma desfile em comemoração ao aniversário de Teresópolis

Tradicional evento será realizado neste ano em frente à Prefeitura e contará a história do município

Maria Eduarda Maia

Em homenagem aos 134 anos Teresópolis, será realizado neste domingo (06), dia do aniversário do município, o tradicional desfile em comemoração a esses anos de história. O encontro contará com a participação de mais de dois mil estudantes das redes públicas, além de alunos de bandas escolares estaduais, entidades e órgãos civis e militares, autoridades e servidores públicos municipais. Neste ano, diferente do habitual, o desfile será realizado na Avenida Feliciano Sodré, em frente à Prefeitura, tendo início às 10h na altura do número 829 (Honda Hayasa), em frente à sede da Cedae, e percorrendo a pista, sentido Alto, até o número 575, na altura da Drogaria Pacheco. O palanque das autoridades e convidados será montado em frente à Prefeitura. O isolamento da via será dos dois lados da pista e os detalhes sobre as interdições no entorno da avenida ainda serão divulgados.

Com o tema “Vozes que Transformam Teresópolis – Do Passado ao Futuro”, o desfile terá como foco o enredo da cidade, com homenagem aos que contribuíram para o seu desenvolvimento. “O desfile será uma grande aula de história, quando vamos contar desde a origem da nossa cidade, passando pela chegada dos indígenas, os registros dos quilombos que tivemos aqui, a chegada das famílias, a busca de Teresópolis como uma cidade saudável pela qualidade de vida até os dias atuais”, contou a secretária municipal de Educação, Carla Rabello, em entrevista à Diário TV. “Será uma história bonita, contada com muita pesquisa e muito preparo para que a gente possa mostrar e contar sobre o nosso município nesses 134 anos”, completou a responsável pela pasta da educação.

“Será uma história bonita, contada com muita pesquisa e muito preparo para que a gente possa mostrar e contar sobre o nosso município nesses 134 anos”, contou a secretária de Educação, Carla Rabello. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Importância
De acordo com Carla Rabello, o resgate do desfile é de extrema importância para que seja criada a sensação de pertencimento a cidade, sendo fundamental o conhecimento sobre a história do local, que será contada no dia do evento. “Iremos trazer as representações, as famílias, as histórias do campo e da cidade. Todas as vozes estarão sendo representadas na história que vamos contar no desfile”, pontuou, destacando que, assim, as crianças da cidade irão crescer compreendendo as raízes do lugar em que vivem. “Elas poderão se sentir pertencendo a esse espaço e valorizando também a nossa cidade que, afinal de contas, é de todos”, adicionou.

Além de entidades e órgãos militares e civis, o tradicional desfile também contará com autoridades, servidores públicos municipais, familiares dos estudantes e a população. Foto: Arquivo O Diário

Engajamento escolar
O desfile começa bem antes de sua apresentação na avenida, como ressalta a secretária de Educação, frisando que os alunos estão desde o mês passado estudando sobre a história e origem de Teresópolis. “O que vai acontecer é que estaremos, com a participação dos estudantes, aquele conhecimento que foi produzido na escola e que estará sendo ensaiado em um enredo que vai passar na avenida. Assim, nesse movimento será alinhado o que eles produziram na escola com o que vai acontecer avenida, o que chamamos de pertencimento. Todo mundo junto estará conhecendo mais sobre a nossa origem e valorizando a partir de onde os nossos pés pisam”, disse Carla. “Convidamos todos para prestigiarem esse momento do desfile porque a partir do momento que as escolas organizam um trabalho é muito importante que a sociedade esteja presente”, concluiu.

O desfile contará com a participação de mais de dois mil estudantes das redes públicas, além de alunos de bandas escolares estaduais. Foto: Arquivo O Diário

Preparativos para o Desfile
Uma reunião de alinhamento sobre a realização do desfile foi promovida pela secretaria municipal de Educação, na última sexta-feira (27). O encontro contou com a presença de representantes das entidades, grupos sociais, como o Quilombo da Serra, Centro Excursionista de Teresópolis (CET), Cia de Dança, Casa de Portugal, Escola de dança Rafaela Ribeiro, órgãos militares (30º BPM e 16º GBM) e das secretarias municipais de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, inclusive da GCM, Saúde/SAMU, Agricultura, Cultura/Casa de Cultura Adolpho Bloch, Esporte e Lazer, Administração, Governo e Coordenação/Comunicação Social, Ciência e Tecnologia, Direitos da Mulher, Obras e Serviços Públicos, Limpeza Urbana e Defesa Civil.

Uma reunião de alinhamento sobre a realização do desfile foi promovida pela Secretaria M. de Educação, na última sexta-feira (27), contando com a presença de representantes das entidades e grupos sociais. Foto: AsComPMT

Durante o encontro, a coordenadora do Departamento de Educação, Márcia Maria, apresentou a ordem cronológica do desfile, a infraestrutura do evento, como palanque, banheiros químicos e distribuição de água na avenida, sendo que a base da organização do desfile será no Ginásio Pedro Jahara (Pedrão), e outros detalhes sobre a participação dos grupos representados na reunião.

Edição 19/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Revitalização da Praça da Matriz tem previsão de entrega até o fim do ano

Teresópolis: Moradores do Caleme recebem registros de imóveis

‘Rota Serra Verde Experience’ promove o cicloturismo na Região Serrana

Meninas ‘fazem a limpa’ em drogaria no Alto

Mais três feridos em acidentes entre motos e carros em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE