Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura realiza encontro com catadores de recicláveis no lixão

Objetivo foi ouvir demandas e buscar soluções para a categoria, que trabalha no local através de uma associação

A Prefeitura de Teresópolis, através de representantes das secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos e de Meio Ambiente, promoveu uma reunião com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Fischer – outrora aterro e atualmente novamente um lixão às margens da rodovia BR-116. O objetivo foi ouvir as demandas dos catadores e buscar soluções que sejam benéficas tanto para a categoria quanto para a situação do lixão do Fischer. “Através de diálogo, ouvindo as demandas, estamos atentos às necessidades dessa categoria e procurando alternativas para resolver um problema que persiste há anos. Nosso objetivo é encontrar soluções que beneficiem tanto os catadores quanto a situação no lixão”, pontuou o secretário municipal de Meio Ambiente, Coronel Leonardo Maia.
No final de janeiro, foi realizada reunião envolvendo o governo municipal, representado pela secretaria de Meio Ambiente, e Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) para tratar da mudança no sistema que vem sendo realizado no local. “O lixão do Fischer está passando por importantes reestruturações. O local está sendo reformulado com diretrizes necessárias para que a operação de transbordo dos resíduos sólidos para o aterro sanitário licenciado ocorra de forma mais eficiente, cumprindo as exigências do contrato estabelecido com a empresa que presta o serviço no município e as determinações judiciais”, informou a Prefeitura Municipal.

Dinheiro do governo estadual
Em visita a Teresópolis em meados de janeiro, o Governador Cláudio Castro anunciou a liberação de R$ 5 milhões do Fecam (Fundo Estadual de Controle Ambiental) para a elaboração de um projeto executivo e na execução de obras de remediação do local – deixando então o município de pagar para que o lixo seja transportado para outros municípios. Transformado em um lixão após anos de abandono e falta de cuidado, o antigo aterro foi fechado por ordem judicial após um incêndio, em junho de 2023. “Depois do incidente, a Prefeitura de Teresópolis deu início ao transbordo dos resíduos sólidos para um aterro sanitário licenciado”, informa a PMT, que agora pretende retomar a utilização do local de maneira organizada, mas para isso depende do estudo técnico que deve ter início em breve.

Edição 14/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dois motociclistas morrem em grave acidente na RJ-130

Outubro Rosa reforça a importância para a realização de exames de rotina pelas mulheres

Colégio Bom Pastor realiza Feira Literária

Jovem morre eletrocutado durante reforma de casa em Paineiras

Sine Teresópolis tem 368 vagas de emprego

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE