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Prefeitura se comunica mal

Data: 12/09/2018

Fotografia mostra uma coisa, e texto diz outra. A imagem contém erros crassos, e que não podem ser cometidos por profissionais que nos custam tão caros.

É UMA BESTEIRA EMENDADA A OUTRA

A prefeitura distribuiu essa imagem para a imprensa ontem como ilustração de um release onde anuncia o alto número de contribuintes - cerca de 800 em dois dias de campanha! - que estão procurando os balcões da secretaria de Fazenda para refinanciar suas dívidas.

A imagem desmente o texto e agride as mais elementares regras da comunicação oficial. Primeiro, porque identifica os contribuintes como “devedores” de alguma coisa, e certamente nem todos que estão nela devem dinheiro à prefeitura, podendo alguns, inclusive, ter ido à Fazenda para resolver diversas outras questões de seus interesses, como receber débitos junto à municipalidade. Mas, não fica só nisso a desdita. A fotografia apresenta os valorosos servidores municipais de costas, como se estivessem ignorando os “figurantes” na fila, contrariando o histórico de presteza do setor.

Por muito menos que isso, assessor mequetrefe já voltou à fila dos desempregados ou foi rebaixado. Mas, além da ilustração infeliz, o texto que a acompanha, e que vai publicado na coluna, com pequenos ajustes, pelo seu interesse público, traz ainda outra exagerada mentira. O governo diz que cerca de 800 contribuintes procuraram a prefeitura em apenas dois dias de campanha, enquanto a imagem mostra uns “gato pingados” apenas. Se, realmente, tivese ocorrido esse estrondoso atendimento, a fotografia deveria ter sido feita quando os corredores da Fazenda ficaram abarrotados de devedores, afinal teriam sido 400 em cada dia.

Considerando que a prefeitura atende somente das 12 às 18h, nestes dois dias teria atendido 66 pessoas por hora, demorando apenas 1 minuto por pessoa - ou, como aparecem 5 atendentes no inapropriado registro, fez atendimento médio de cinco minutos, o que não tem como ser verdade porque esse tipo de atendimento de anistia é complexo, e envolve cálculos, localização de processos, e alguns casos gastam até mais de hora para serem resolvidos.

Que o governo é incapaz todos já estão sabendo. Mas, se não dá pra mostrar melhor serviço do que vem prestando, que a assessoria de imprensa da prefeitura compense a incompetência administrativa do prefeito com a criatividade e o profissionalismo que a comunicação social exige, lembrando sempre que a verdade é a principal mercadoria de qualquer bom jornalista.

Como expliquei na lição de hoje, esse jeito upa de noticiar os feitos oficiais é o jeito errado de fazer a divulgação. A forma certa é outra, e é possível bastando um mínimo de profissionalismo.

 

GASOLINA

A administração municipal comprou da Distribuidora Ypiranga 1 milhão e 400 mil reais de gasolina, pagando R$ 4,88 o litro, que custa R$ 4,58 nas bombas dos postos da Reta.

Pagou mais caro porque comprou direto da distribuidora, e em grande quantidade.

 

TÚMULO

As paredes do gabinete do prefeito ouviram que o governo estaria pretendendo passar o cerol em quatro ou cinco secretários, reduzindo de 15 para 11 ou 10 secretarias.

Tenho a lista com os possíveis execrados. Mas sou um túmulo, e não conto.

 

CADÊ O DINHEIRO?

O plenário do TCU aprovou ontem abertura de investigação, tipo "tomada de contas especial", em relação ao empréstimo de R$ 2,5 bilhões do BNDES ao frigorífico Bertin, no ano de 2008, quando a empresa já se encontrava em situação pré-falimentar, um prejuízo de R$ 670 milhões para os cofres públicos.

Meses depois da injeção do suado dinheiro do contribuinte, apoio financeiro aprovado com "falhas e irregularidades" por servidores supostamente corruptos, o combalido grupo declarou situação pré-familiar, e acabou sendo adquirido pela famigerada JBS.

 

REFINACIAMENTO DE DÍVIDAS

Segue na prefeitura até o dia 10 de outubro a campanha de arrecadação com redução de até 90% em juros e multas para contribuintes que possuem dívidas com o município. inclusive os inscritos em dívida ativa, como IPTU, ISS, auto de infração, entre outros.

Quem optar pelo pagamento da dívida à vista terá redução de 90% dos juros e multa. Para a opção de pagamento parcelado, serão duas faixas de descontos: de 70% de juros e multa para quitação em até 12 parcelas; e de 50% para pagamento a partir de 13 prestações mensais até o número de parcelas entre a data da transação a dezembro de 2020, já que a lei limita o parcelamento até esta data.

O contribuinte - cidadão ou não, atenção assessoria de imprensa - pode acessar o site oficial da Prefeitura (www.teresopolis.rj.gov.br) para fazer o levantamento do valor da dívida. Basta clicar em ‘Contribuinte’, selecionar o tipo de tributo ou taxa a pagar, como ‘IPTU’, por exemplo, ir em ‘Débitos’, depois ‘Consultar Débitos’, e inserir o ‘Número do Cadastro’. Outra opção é procurar a Secretaria Municipal de Fazenda, e aparecer na foto de divulgação da administração municipal.

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