A Prefeitura de Teresópolis suspendeu, por tempo indeterminado, a circulação dos tradicionais ‘trenzinhos’ da Feirarte – a popular Feirinha do Alto. O serviço permanecerá inoperante enquanto a Prefeitura elabora um novo modelo de permissão. Segundo nota oficial divulgada nesta quarta-feira (14), a medida é uma resposta necessária por conta de episódios recorrentes de violência e de desentendimento entre os operadores do serviço, e “cumpre o compromisso do Governo Municipal de assegurar um ambiente seguro, respeitoso e familiar para todas as atividades destinadas às crianças e famílias”.
O secretário municipal de Governo e Coordenação, André Muniz, relata o seguinte: “Em janeiro de 2025, logo após um episódio de violência, os operadores dos dois trenzinhos participaram de reunião, quando foi pactuado um acordo de conduta alinhado com os valores de harmonia e respeito que devem reger todos os serviços prestados no município. Na época, eles foram alertados que seriam tomadas atitudes drásticas, inclusive com a interrupção permanente dos serviços, caso fosse necessário. Com isso, a circulação dos trenzinhos seguirá suspensa.
Ainda segundo o documento oficial, “a Prefeitura reconhece a importância dos ‘trenzinhos’ para o turismo da cidade e garante que o Governo Municipal continuará a agir para proteger o bem-estar da população”.






