Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prêmio Sesc de Literatura recebe inscrições

Podem concorrer obras inéditas nas categorias conto e romance

O Prêmio Sesc de Literatura abriu esta semana as inscrições para a 17ª edição. Podem participar escritores com obras inéditas nas categorias conto e romance, brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, maiores de 18 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de fevereiro pela internet. O analista de Cultura do Serviço Social do Comércio (Sesc) Nacional Henrique Rodrigues, informa que podem participar também pessoas que se inscreveram em edições anteriores e não ganharam o prêmio. Rodrigues lembrou casos de pessoas que venceram o concurso que tinham se inscrito em outros anos, não ganharam e voltaram a participar.
O vencedor do prêmio no ano passado, Felipe Holloway, é um desses casos. “Ele já havia inscrito o livro dele em outros anos e foi melhorando o texto a cada ano, até que foi vencedor”, disse Rodrigues. Um texto pode ser inscrito várias vezes, desde que seja inédito, isto é, não tenha sido publicado, ressaltou. “Vale a pena mandar de novo [o texto]; é de graça.” Os vencedores do prêmio nas duas categorias literárias têm a obra publicada e distribuída pela Editora Record. “Eles se tornam autores da Editora Record, assinam contrato de publicação e têm o mesmo tratamento dos outros autores da casa.” A tiragem inicial mínima é de dois mil exemplares.

Estreantes
Em 16 anos, o concurso literário do Sesc premiou 29 autores estreantes, mas foram publicados 30 livros, porque, em um ano, uma escritora ganhou nas duas categorias: romance e conto. Henrique Rodrigues disse que a maioria dos ganhadores seguiu carreira na literatura e tem outros livros publicados. Desde sua criação, em 2003, o prêmio acumula 14 mil inscrições de livros. No ano passado, houve recorde de inscrições. Foram 1.969 obras – 1.043 romances e 926 livros de contos. Segundo Rodrigues, o prêmio é um projeto muito desejado e esperado pelos que querem fazer carreira na literatura.
De acordo com Rodrigues, um fato especial é que, no ano seguinte à publicação dos livros vencedores, os autores passam um ano participando de diversas atividades culturais do Sesc pelo Brasil ou de eventos em que a entidade é parceira. “Eles passam o ano inteiro conhecendo o Brasil pelo contato com os leitores. Essa é uma etapa bacana, que muda bastante a vida desses escritores, a perspectiva deles em relação ao país. É uma etapa importante do projeto.”

Reconhecimento
Os premiados ficam conhecidos, nacional e internacionalmente, pela qualidade da obra. Segundo Rodrigues, o prêmio é um atestado de qualidade literária. "Vendo o selo Sesc, todo mundo sabe que passou por um processo de seleção muito criterioso e que é um escritor que não chegou por apadrinhamento, pelo método tradicional de acesso à cadeia literária. Ele teve uma seleção bem legítima, unicamente pela qualidade do texto. Aí, as pessoas já sabem que é um livro de qualidade.”
Os vencedores do concurso serão conhecidos em junho e apresentados na programação do Sesc durante a Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), no litoral sul fluminense. “É a primeira apresentação pública deles”, disse Henrique Rodrigues. Ele destacou que, para os novos escritores, a participação na Flip é especial porque a feira já se consagrou como uma vitrine literária.
Segundo a assessoria de imprensa do Sesc, o processo de curadoria e seleção das obras é criterioso e democrático. Os livros são inscritos pela internet gratuitamente e protegidos por pseudônimos, o que impede que os avaliadores reconheçam os reais autores, evitando qualquer favorecimento. Os romances e contos são avaliados por escritores profissionais renomados, que selecionam as obras vencedoras pelo critério da qualidade literária.
Os ganhadores do Prêmio Sesc de Literatura são convidados a participar de importantes eventos internacionais, como a Primavera Literária Brasileira, realizada em Paris, o Festival Literário Internacional de Óbidos, em Portugal, e a Feira do Livro de Guadalajara, no México.

Tags

Compartilhe:

Edição 02/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

PF faz busca e apreensão de celulares na casa de Bolsonaro

Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro

Flagrado com Jabutis em Teresópolis tem prisão preventiva decretada

Mais uma edição da Feira do Rolo com grande público

‘Mototáxi’ flagrado usando a conta de desconhecido em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE