Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Presidente da Câmara sugere criação do “Dia Municipal da Solidariedade”

Objetivo é mobilizar toda a cidade em campanha de doação de alimentos, cobertores e agasalhos para os afetados pela crise

O vereador Leonardo Vasconcellos encaminhou ao prefeito Vinícius Claussen pedido para que o próximo dia seis de julho, aniversário de 129 anos de Teresópolis, seja designado como o “Dia Municipal da Solidariedade”. A ideia do presidente da Câmara é mobilizar cidadãos, empresas e entidades na realização de uma grande campanha de arrecadação de alimentos, cobertores e agasalhos. “Caso a prefeitura encampe a nossa sugestão, todas as doações serão destinadas a socorrer organizações e projetos sociais, pessoas que vivem nas ruas, famílias em vulnerabilidade social, desempregados e trabalhadores informais sem renda, que são os mais atingidos pela crise provocada pela pandemia do novo coronavírus”, indica o presidente Leonardo. 
São várias as justificativas que embasam a proposta do vereador. Leonardo Vasconcellos explica que o estado de calamidade pública decretado pelo prefeito no dia 24 de março permanece em vigor, e que muitas famílias, afetadas pelas ações de isolamento social, continuam precisando de auxílio. Ele também menciona o aumento do número de desempregados por conta do corte de colaboradores e de demissões ocasionadas pelo fechamento de empresas, além da diminuição na oferta de trabalho para profissionais informais.  Outra preocupação é com as organizações e os projetos sociais que estão em dificuldade por conta da diminuição ou falta de doações para a manutenção das ações. Sobre os moradores de rua, além de fazer parte dos grupos de risco por viverem em locais abertos, estão à margem da prevenção ao coronavírus, têm a dificuldade de higienização e dependem de ajuda para se alimentar e vestir. 
“Até aqui, são muito modestas as ações da prefeitura na assistência aos que mais sofrem com a crise. Desde o início da pandemia, é a população que de fato vem ajudando aos mais necessitados, graças ao espírito solidário do nosso povo. A generosidade das pessoas tem sido a garantia de comida na mesa de tantas famílias”, enaltece.
O vereador acredita que no próximo dia seis de julho, feriado do aniversário do município, não haverá festividades que gerem aglomerações por conta da manutenção de medidas restritivas de proteção à saúde da população e de controle da pandemia. “Então, nós podemos trocar as festas e eventos comemorativos por um grande show de solidariedade, com a realização dessa campanha de cunho social e o engajamento de todos os cidadãos. É o que estou propondo para o aniversário da nossa cidade neste ano tão difícil”, explica.
O presidente do Legislativo esclarece que para formar a rede de solidariedade e promover a campanha, a prefeitura ficaria responsável por convocar a participação de cidadãos, empresários, empresas, igrejas, clubes de serviços, entidades de classe, sindicatos, associações de moradores e servidores públicos, todos mobilizados voluntariamente no trabalho de arrecadação de alimentos, cobertores e agasalhos, através de postos fixos e volantes determinados para receber as contribuições, que depois teriam sua distribuição conforme planejado com parceiros e colaboradores.
“A imprensa local, através dos jornais, rádios, tevês e internet, vem realizando extraordinário jornalismo colaborativo desde o início da pandemia. Tenho certeza de que todos os veículos de comunicação serão parceiros na divulgação, amplificando a importância da campanha”, antecipa. “Tomara que todos se animem, e que o prefeito acolha a nossa ideia. Fazer deste seis de julho, aniversário de 129 anos de Teresópolis, o Dia Municipal da Solidariedade, data mais que especial para unir e exaltar o nosso povo da cidade e do interior, celebrando a generosidade e o amor ao próximo, alimentando e aquecendo aos que muito precisam”, é o que espera o vereador Leonardo Vasconcellos, antecipando que a Câmara, além de propor a ação social, também quer participar ativamente.   

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 25/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Estado informa que já cobrou empresa por falhas na reforma da rodoviária

Paróquia de Santo Antônio terá fachada similar ao templo antigo

INSS notifica quatro milhões de pessoas para fazer a Prova de Vida

Bagunça nos fios: Enel diz que remove redes que oferecem risco

Empregos: vagas temporárias de fim de ano devem crescer 10%

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE