Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Previsão de diversos concursos com vagas nas Forças Armadas

Coordenador de curso preparatório dá importantes dicas de ingresso à carreira militar

Luiz Bandeira

Em 2023 vão ser oferecidas várias oportunidades para quem busca uma carreira militar, com chances para vários cargos dentro das Forças Armadas. Estabilidade de emprego, plano de carreiras e benefícios garantidos à categoria são alguns dos atrativos que levam, sobretudo, jovens brasileiros a empenharem horas de estudo em busca da tão sonhada profissão. Nesta quinta-feira, 23, a reportagem do jornal O Diário e Diário TV conversou com o procurou o Capitão PM Jorge Apolinário, coordenador pedagógico do Focus Ensino Personalizado, curso especializado em preparar jovens para concorrer as essas disputadas vagas, para saber sobre os processos seletivos previstos para este ano. “Nós temos muito concursos abertos esse ano, inclusive com mais vagas que no ano passado, o que estava previsto. São oportunidades para todos, seja de ensino fundamental, seja de ensino médio. Todos aqueles que querem estudar e se propõem a organizar uma vida de estudo, consegue então chegar ai a esses concursos”, aponta o coordenador.

Estabilidade de emprego, plano de carreiras e benefícios garantidos à categoria são alguns dos atrativos que levam, sobretudo, jovens brasileiros a empenharem horas de estudo em busca da tão sonhada profissão – Agência Brasil


Muito jovem, ainda quando criança, talvez tenha fantasiado ser um piloto de avião, essa situação é bem comum e a Aeronáutica é sem dúvida uma ótima opção de carreira militar. Jorge Apolinário destacou as chances na Força Aérea. “Aeronáutica esse ano disponibiliza concursos em vários níveis. Nós temos o oficialato que é aonde você entra para ser piloto, ou intendente, ou na área administrativa, mas a carreira é uma excelente carreira, com estabilidade, com tudo aquilo que a carreira pública militar consegue dar, mas não é só isso, você pode também ter ali concursos mais baixos, como EEAR com os chamados controladores de voo, que também é um concurso muito bom, muito disputado e no ensino fundamental tem a EPCAR, que você faz o ensino médio dentro da Aeronáutica, já sai com vaga garantida na Academia da Força Aérea e ali você já segue a sua carreira até o final”, detalha Jorge Apolinário.
O Exército Brasileiro é a força, entre as três, que mais oferece oportunidades em concursos públicos, aponta Jorge. “Para o Exército você tem a academia que é a EsPCEx, a Academia das Agulhas Negras, onde se formam os oficiais do Exército e esse ano aumentou o número de vagas, são 440 vagas, na verdade das três forças o Exército é a que mais disponibiliza vagas nesse sentido, mas nós temos também a ESA que é a Escola de Sargentos das Armas que nós temos 1095 vagas abertas e que você pode também se candidatar a uma dessas vagas”.
A Marinha é uma ótima oportunidade para o jovem que almeja viajar a bordo de uma das embarcações da força naval brasileira. “A Marinha, por exemplo, começando pelo nível fundamental, o Colégio Naval, em Angra dos Reis, a formação de ensino médio de altíssimo nível pra quem quiser e depois, você querendo seguir carreira, você já tem vaga garantida na Escola Naval, que fica aqui no Rio de Janeiro e esse ano, por exemplo, pra quem não vem do Colégio Naval, a Escola está disponibilizando 57 vagas, só pra se ter um ideia, ano passado foram oito vagas para o Brasil, esse ano são 57. Então aquele que busca uma preparação e quer efetivamente concorrer esse é o momento”, indica Jorge Apolinário.

Estudar sempre
Para os concursos deste ano os candidatos já precisam estar com a preparação bem adiantada, sob o risco de não ser aprovado. “São concursos de alto nível, são concursos que exigem dos candidatos uma preparação, um planejamento de estudo. As nossas turmas aqui estão cheias e os alunos vêm desde novembro do ano passado se preparando para esses concursos que ocorrerão agora entre maio até dezembro. Para esses concursos têm essa janela ai de oportunidades. Agora, são concursos muito difíceis que dependem realmente de uma preparação e o aluno precisa se planejar”, alerta o coordenador do curso Foco.
Para quem por ventura tenha se interessado na preparação para os próximos concursos, Apolinário indica iniciar os estudos já. “Muitas pessoas esperam sair os editais pra estudar. Não é assim, você precisa ter uma preparação e essa preparação é planejamento, então nós precisamos planejar pra que no ano que vem você tenha plenas condições de estar procurando e brigando por uma dessas vagas. É muito importante que o candidato entenda que existe um período anterior que ele precisa realmente se preparar, se ele entender isso no ano que vem quem sabe consiga ingressar no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica”, pontuou o Capitão PM Jorge Apolinário. “Nós estamos localizados aqui na Várzea, na Rua Tenente Luiz Meireles número 20, sobreloja. Nosso Instagram é @foco.ensino personalizado”, informa.

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE