Ação da PRF impediu que aves da Mata Atlântica fossem levadas para o Nordeste do país, em situação irregular e transporte inadequado. Ao todo, 11 pássaros foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal na rodovia BR-116, trecho da Presidente Dutra, na noite da última quarta-feira (18). Equipe fazia fiscalização nas proximidades do município de Barra Mansa quando abordou um veículo para verificação dos itens de segurança obrigatórios. Nesse momento foi possível observar no assoalho do automóvel alpiste e comida de passarinho. Durante as buscas, a equipe encontrou embaixo do banco do condutor e do passageiro, várias aves armazenadas em canos e madeiras.
No total, foram encontrados 11 pássaros, sendo eles um Trinca-ferro (Saltator similis), um Tempera-viola (Saltator maximus), duas Cigarrinhas-bambu (Haplospiza unicolor), dois Pintassilgos machos (Spinus magellanicus), dois Pintassilgos fêmeas (Spinus magellanicus), dois Cardeais-amarelos (Gubernatrix cristata), um Pintassilgo Europeu (Carduelis carduelis), este aparentemente exótico.
Foi constatado que alguns pássaros estavam machucados, provavelmente pelas péssimas condições em que estavam sendo transportados. Foto: NuComPRF/RJ
O condutor, de 55 anos, informou que havia comprado todos os animais por R$ 1.200,00 em São Paulo e que seguiria para a sua residência no estado de Pernambuco, mas não foi apresentada nenhuma documentação. Foi constatado que alguns pássaros estavam machucados, provavelmente pelas péssimas condições em que estavam sendo transportados em ambiente confinado, com quase nenhuma ventilação e alguns não tinham água para beber. As Aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, para tratamento e posterior adaptação e soltura em local e momento apropriados. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil de Barra Mansa.