Juliana Ludwig
Teve início nesta segunda-feira (22) a primavera, mas a nova estação chegou acompanhada de uma frente fria que promete trazer instabilidade para todo o estado. Em Teresópolis, a passagem do sistema deve provocar pancadas de chuva forte a muito forte, acompanhadas de raios, granizo e rajadas de vento moderado (18,5 km/h a 51,9 km/h) a muito forte (60 km/h a 85 km/h).
Após as fortes tempestades e a ocorrência de granizo no Sul do Brasil neste fim de semana, um ciclone extratropical avança em direção ao Rio de Janeiro, aumentando a possibilidade de transtornos à população. A queda de temperatura deve ser sentida a partir desta terça-feira (23).

Previsão do tempo (Climatempo)
•Terça-feira (23): máxima de 19°C e mínima de 14°C, chuva durante todo o dia e a noite.
•Quarta-feira (24): máxima de 21°C e mínima de 14°C, sol entre nuvens e chuva à tarde.
•Quinta-feira (25): máxima de 14°C e mínima de 12°C, dia chuvoso.
•Sexta-feira (26): máxima de 16°C e mínima de 9°C, sol entre nuvens e chuva passageira. À noite, tempo firme, mas com muitas nuvens.
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil de Teresópolis recomenda atenção redobrada da população diante dos ventos fortes:
•Fechar bem portas e janelas para evitar correntes de ar no interior das casas;
•Evitar estacionar veículos ou permanecer próximo a árvores, torres de transmissão e placas de sinalização.
Receba alertas
Moradores podem se cadastrar para receber comunicados da Defesa Civil. Basta enviar uma mensagem de SMS com o CEP da residência para o número 40199.
Cuidados com a saúde
Com a mudança brusca de temperatura, é importante reforçar os cuidados com a imunidade para evitar doenças respiratórias, como gripes, resfriados e crises alérgicas:
•Manter alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e líquidos;
•Evitar exposição prolongada ao frio sem agasalho;
•Lavar as mãos com frequência e higienizar ambientes fechados;
•Redobrar atenção com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.

Primavera
Caracterizada pelo clima agradável e pela floração em diversas regiões do país, conforme descrição do próprio Inpe, a primavera, que permanece até o dia 21 de dezembro, marca a transição entre a estação seca e a estação chuvosa na faixa central do Brasil.
“A estação tem um papel importante para o equilíbrio ambiental. Além de colorir a natureza com a sua beleza natural, as chuvas que ocorrem nesse período favorecem a agricultura e colaboram para a recuperação de rios e reservatórios”, avaliou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).