Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Primavera exige atenção redobrada à saúde respiratória

Especialistas dão dicas de exercícios, alimentação e prevenção de alergias para aproveitar a estação com qualidade de vida

O início da primavera se dará no próximo dia 22 de setembro, estação que traz dias mais longos, clima agradável e o florescer da natureza, mas também desafios para a saúde. As mudanças de temperatura, a maior concentração de pólen no ar e alterações nos hábitos alimentares podem impactar o bem-estar.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que 35% da população mundial sofram algum tipo de alergia, e esse número tende a subir. A fisioterapeuta Ana Cristina Tavares Silveira Santos, especialista em fisioterapia respiratória, explica que muitas plantas (gramíneas, árvores e flores) liberam pólen na primavera, elevando a concentração de partículas alergênicas suspensas no ar. Com o clima mais quente e seco, as temperaturas sobem e a umidade relativa do ar cai, favorecendo a irritação das vias aéreas.
“A combinação de pólen e ar seco agrava quadros de rinite alérgica, asma e bronquite, já que aumenta a inflamação das vias aéreas e a hiperresponsividade brônquica. Os sintomas alérgicos, como espirros, tosse, chiado e falta de ar, tendem a se intensificar nesta época”, diz a professora do curso de Fisioterapia da Estácio Volta Redonda, observando que o pólen é reconhecido pelo sistema imunológico como ‘invasor’, levando à liberação de histamina e mediadores inflamatórios, desencadeando congestão nasal, espirros, coceira e broncoconstrição.
Os sintomas mais comuns são espirros; congestão nasal; coriza clara; coceira no nariz, garganta e olhos; olhos vermelhos e lacrimejantes; tosse seca e falta de ar (em casos de asma). Para evitar crises alérgicas causadas pelo pólen, a dica da fisioterapeuta é evitar ambientes abertos em dias secos e com muito vento, lavar o rosto e trocar de roupa ao chegar da rua, usar óculos de sol e máscaras em locais de alta polinização e lavar as narinas com solução salina.
“Não é recomendado manter as janelas abertas durante o dia, quando a concentração de pólen é maior. O melhor é ventilar os ambientes no início da manhã ou à noite, em horários de menor concentração”, aconselha. Já as atividades físicas ao ar livre são indicadas, pois o exercício melhora a função pulmonar e contribui para o bem-estar geral. A dica é praticar cedo ou após a chuva, evitar horários de alta polinização e usar máscara em áreas com muita vegetação. De acordo com a profissional, crianças e idosos merecem atenção redobrada por serem mais vulneráveis às mudanças do clima e à alta concentração de pólen.

Exercícios respiratórios ajudam aliviar sintomas e prevenir crises
Ana Cristina salienta que o acompanhamento com um fisioterapeuta especializado em fisioterapia respiratória faz toda diferença, auxiliando no controle de sintomas, prevenção de crises e melhora da qualidade de vida. ”Hoje temos recursos
fisioterápicos, como o laser, que acelera a resposta de defesa do organismo frente a um processo inflamatório, trazendo mais eficácia e rapidez no tratamento das doenças respiratórias”.
A profissional dá dicas de exercícios respiratórios que podem ser realizados com o objetivo de ajudar a aliviar sintomas alérgicos ou prevenir crises durante a primavera.

1-Respiração diafragmática, que ajuda a ampliar a ventilação pulmonar, reduzir o esforço respiratório e promover relaxamento. Como fazer:
-Deite-se ou sente-se confortavelmente,
-Coloque uma mão sobre o abdome (logo acima do umbigo) e a outra sobre o tórax;
-Inspire pelo nariz lentamente, direcionando o ar para a parte inferior dos pulmões — a mão no abdome deve subir, enquanto a do tórax permanece quase imóvel,
-Expire pela boca de forma lenta e suave, esvaziando o abdome,
-Repita 10 vezes, 2 a 3 vezes ao dia.

2-Respiração com frenagem labial (freno-labial), mantém as vias aéreas abertas por mais tempo, reduzindo a sensação de falta de ar e melhorando a oxigenação. Como fazer:
-Inspire lentamente pelo nariz,
-Expire pela boca entreaberta, mantendo os lábios semicerrados como se fosse assobiar,
-O tempo da expiração deve ser duas vezes maior que o da inspiração,
-Repita 10 vezes, 2 a 3 vezes ao dia, especialmente em situações de crise de falta de ar.

“Com cuidados simples e atenção à saúde, é possível aproveitar a primavera com bem-estar, desfrutando da beleza e da energia da estação”, reforça Ana Cristina.

Boa alimentação e hidratação fortalecem o organismo
A nutricionista Marcella Tamiozzo, professora do curso de Nutrição da Estácio, também traz dicas importantes para quem sofre com o acúmulo de pólen na primavera. “Para fortalecer o organismo e reduzir os impactos dessas condições, a alimentação tem papel fundamental no suporte à imunidade, além da hidratação. Com o aumento das temperaturas, o consumo de água é essencial não só para o bom funcionamento do organismo, mas também para manter as vias respiratórias bem hidratadas, ajudando a diminuir irritações”, afirma.
Entre os nutrientes mais importantes para essa época, destacam-se:
· Vitamina C: encontrada em frutas como laranja, acerola, kiwi, limão e morango. Essencial para o fortalecimento das defesas naturais do corpo.
· Vitamina A: presente na cenoura, abóbora e manga. Ajuda a manter a integridade das mucosas, incluindo as vias respiratórias.
· Zinco: mineral que atua na resposta imunológica, encontrado em alimentos como castanhas, sementes de abóbora, feijão e grão-de-bico.
· Ômega-3: presente em peixes como salmão e sardinha, além de chia e linhaça, com ação anti-inflamatória que pode ajudar a reduzir crises alérgicas.
· Probióticos: encontrados em iogurte natural, kefir e kombucha, que auxiliam na saúde intestinal – diretamente ligada ao sistema imunológico.

Tags

Compartilhe:

Edição 20/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Primavera começa com frente fria e alerta de temporais em Teresópolis

Operação conjunta reforça ações contra descarte irregular de lixo e resíduos em Teresópolis

Primavera chega a Teresópolis com programação cultural e atividades ao ar livre

Quatro mulheres são detidas após série de furtos em supermercados de Teresópolis

Sesc promove em Teresópolis semana repleta atividades físicas gratuitas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE