Luiz Bandeira
Com a chegada da primavera, os moradores de Teresópolis já percebem as mudanças no clima: dias mais quentes, mas com pancadas de chuva no final da tarde e à noite. Esse padrão, típico da estação, exige atenção redobrada, e a Defesa Civil municipal está em alerta permanente para monitorar essas instabilidades atmosféricas.

Em entrevista ao O Diário de Teresópolis, a secretária municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Mariana Antunes, explicou que a primavera é uma estação de transição e marcada por contrastes climáticos. “A primavera é a estação do ano marcada por grandes instabilidades atmosféricas. Isso significa dizer que podemos ter dias de intenso calor e, no finalzinho da tarde e à noite, aquelas famosas pancadas de chuva no nosso município”, explicou a secretária.
Mudança climática
Atualmente, uma frente fria atua sobre a região e deve trazer chuvas fracas nos próximos dias, além de uma leve queda nas temperaturas. Mesmo assim, o monitoramento segue intensificado. “O monitoramento da Defesa Civil permanece 24 horas analisando os radares meteorológicos e os satélites em tempo real. Eu peço à população que fique atenta às redes sociais da Defesa Civil, às mensagens enviadas por SMS em caso de chuva forte e ao sistema de alerta e alarme das sirenes. Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo 0800 202 1066”, orientou Mariana.
Como receber os alertas?
A secretária também reforçou como os moradores podem se cadastrar para receber os alertas de risco. “Tem que mandar para o número 40199 o CEP da sua localidade. Nós vamos cadastrar essa pessoa, que passará a receber todos os informativos e previsões do tempo”, destacou.
Preparação para o verão
Apesar de estarmos na primavera, os olhos da Defesa Civil já estão voltados para o verão, estação conhecida pelo aumento significativo das chuvas fortes, que elevam os riscos de deslizamentos e alagamentos. “Sim, a Defesa Civil vem reforçando junto à comunidade as campanhas de orientação, como deixar sempre as calhas limpas, não jogar lixo nas encostas e nos rios, e, em caso de emergência, sempre procurar um lugar abrigado”, alertou a tenente-coronel.

Recentemente, foi realizado um simulado de alerta e alarme na comunidade da Coreia. Segundo Mariana Antunes, novas ações semelhantes estão previstas em outras regiões da cidade, como forma de prevenção e preparo para situações de risco.
A Defesa Civil reforça que a prevenção começa com atitudes simples no dia a dia e que o engajamento da população é fundamental para garantir mais segurança durante os períodos de instabilidade climática.
