Fiscais do Procon-RJ subiram a serra na última terça (15) e quarta-feira (16) para fiscalizar mercados e restaurantes no município de Teresópolis. Durante a operação, que aconteceu nos bairros da Várzea e Alto, os agentes descartaram quase 247 kg de comida imprópria para consumo (com data de validade vencida ou sem especificação quanto à manipulação e validade ou mal armazenadas) e autuaram quatro dos nove estabelecimentos fiscalizados. Os nomes dos locais vistoriados e quais foram autuados não foram informados pelo Procon-RJ.
“Os fiscais encontraram, entre outros produtos, carnes bovinas e suínas, linguiças diversas, frios e até pizzas, vencidas, em ambientes sujos, mal armazenados ou sem especificação quanto à manipulação e nova data de validade”, informa release divulgado pela autarquia. Além dos alimentos impróprios, também foram identificados problemas estruturais, ausência do livro de reclamações do Procon, porta quebrada da câmara congelada do açougue.
Segundo o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, os alimentos encontrados fora da data de validade põem em risco a saúde e a vida do consumidor. “O Código de Defesa do Consumidor prevê a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos. Essas operações são importantes porque combatem irregularidades que afetam diretamente a saúde dos consumidores, como neste caso, em que alguns dos estabelecimentos fiscalizados estavam comercializando produtos impróprios ao consumo”, afirmou Coelho.