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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Professora da rede municipal lança livro sobre educação especial

Experiência com aluno com Síndrome de Down rendeu o trabalho “O Mundo de João”

Marcello Medeiros

“João chegou à minha vida como um presente. Desde o primeiro olhar, ele carregava um brilho especial, uma sensibilidade que mostrava o quão único ele seria. Hoje, enquanto o vejo crescer, sua presença é um constante lembrete de como o amor se revela nos menores gestos, nos detalhes, na paciência que ele inspira”. O relato da professora da rede municipal Victória Nunes Hiath é um exemplo que a educação é melhor caminho para a construção de um mundo diferente, da construção de ambientes saudáveis e histórias que merecem ser replicadas para inspirar outras ações que contribuam com o crescimento da sociedade. Há três anos trabalhando na Escola Municipal Hermínia Josetti, na Tijuca, em 2023 ela teve a primeira experiência com uma criança da educação especial, o pequeno João, que tem Síndrome de Down e Atraso Global do Desenvolvimento. Essa relação mudou a sua vida e inspirou a publicação do livro “O Mundo de João”, que será lançado no próximo sábado (23), às 16h, na Rua Alfredo Rebelo Filho, 1141 no Alto.

A publicação fala sobre a história da professora com João e sobre como foram superados os desafios com educação e afeto. “Quando João chegou à minha sala, fiz uma promessa a mim mesma: ele não seria deixado de lado. Nós o acolheríamos como equipe e transformaríamos sua história em uma história de inclusão. Não foi fácil, mas conseguimos. E isso, para mim, é a prova de que a educação feita com amor, sensibilidade e união pode mudar vidas. E mudou a dele — e a nossa também”, pontua Victória.

Um livro sobre um encontro
João tem Síndrome de Down, acompanhada de atraso global no desenvolvimento e uma condição cardíaca que exige cuidados constantes. Essa combinação de desafios de saúde torna sua trajetória única e repleta de aprendizados, não apenas para ele, mas para todos que o cercam. Desde cedo, João enfrentou uma série de cirurgias e procedimentos médicos, exigidos pelas condições complexas que acompanham seu diagnóstico. Cada procedimento trazia consigo incertezas e preocupações, mas João, com sua força surpreendente, superava cada um como um verdadeiro guerreiro. Sua saúde exige uma atenção contínua, impactando diretamente em sua qualidade de vida e nas suas atividades diárias, mas ele encara cada desafio com uma paixão contagiante e uma disposição inabalável. É como se ele possuísse uma reserva infinita de coragem, e isso nos inspira profundamente.

Para João, viver é explorar cada momento, e ele o faz com um brilho nos olhos e uma intensidade que poucas vezes vi em alguém. Sua resiliência diante dos obstáculos que surgem é uma lição diária, um exemplo que nos ensina o valor de nunca desistir. Ele nos mostra que a vida, mesmo nos seus dias mais difíceis, vale a pena ser vivida com leveza e determinação. A cada dia, João nos inspira a sermos mais pacientes, mais fortes e, sobretudo, a apreciar as pequenas vitórias. Ele é, sem dúvida, uma força de vida que, com delicadeza e singularidade, transforma todos ao seu redor. Com ele, aprendi que ser guerreiro é não apenas superar as batalhas, mas enfrentá-las com alegria e amor. João é nosso exemplo, nosso herói silencioso que, com um sorriso e uma disposição infinita, nos ensina o verdadeiro significado de viver.

“Quando João chegou à minha sala, fiz uma promessa a mim mesma: ele não seria deixado de lado. Nós o acolheríamos como equipe e transformaríamos sua história em uma história de inclusão”, conta a professora Victória Hiath. Foto: Divulgação

A professora
Victória é fruto da educação pública e tem orgulho de carregar essa história consigo. Crescida em escolas públicas, foi ali que aprendeu, desde cedo, a valorizar a diversidade e a enxergar riqueza nas histórias de vida de cada colega. Essas experiências moldaram sua visão de mundo e sua prática pedagógica: uma educação afetuosa, inclusiva e profundamente conectada com a realidade de seus alunos. Ela acredita que as escolas públicas são muito mais do que espaços de aprendizado acadêmico; são ambientes de troca, onde o encontro com diferentes culturas, histórias e perspectivas amplia horizontes e humaniza. Foi nessa vivência que Victória descobriu a força do acolhimento, o poder transformador de ouvir e respeitar as diferenças, e a importância de ensinar com os pés no chão e o coração no futuro.

Para Victória, as crianças da escola pública têm tanto a ensinar quanto a aprender. Elas trazem suas vivências, lutas, sonhos e resiliência para a sala de aula, enriquecendo o ambiente escolar com lições que vão além dos livros. Victória valoriza isso, criando um espaço onde todos são ouvidos, respeitados e incentivados a acreditar no próprio potencial. Essa crença é o que move projetos como os livros do João, uma celebração da individualidade e das conquistas de cada aluno. João, como muitos outros, encontrou na dedicação de Victória o apoio necessário para superar barreiras e transformar seus sonhos em realidade.

João tem Síndrome de Down, acompanhada de atraso global no desenvolvimento e uma condição cardíaca que exige cuidados constantes. Foto: Divulgação
Edição 21/11/2024
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