Maria Eduarda Maia
Cuidar de adolescentes exige mais do que regras e cobranças. Em uma fase marcada por transformações, é fundamental um olhar mais sensível a esses jovens, que precisam cada vez mais da escuta com atenção e acolhimento. É a partir dessa ideia que nasce o livro “Líderes que abraçam corações”, escrito pela professora Silvana Granito, uma obra voltada para pais, professores e líderes que desejam compreender melhor a adolescência e exercer uma liderança capaz de tocar vidas e transformar jovens com identidade, propósito e missão.
Ao longo dos capítulos, o livro aborda temas como desenvolvimento emocional, autoestima, família, escola, grupo social, fé e vocação, acompanhado de estratégias práticas que podem ser aplicadas no dia a dia, tanto em casa quanto no ambiente escolar, em projetos sociais e ministérios da igreja. “O meu livro transmite uma mensagem de cuidado, de amor, de escuta ativa. Ele mostra que nós podemos exercer uma liderança que abraça corações, uma liderança que cuida dos nossos adolescentes”, contou Silvana, em entrevista ao Diário, enfatizando ainda que esses jovens têm um grande potencial que precisa ser explorado.
Como surgiu a ideia
A obra reforça a ideia de que liderar adolescentes vai além de orientar caminhos, e sim construir relações, ouvir com atenção e caminhar junto em uma das fases mais desafiadoras e decisivas da vida. Diante disso, o livro surge quando Silvana estava trabalhando com adolescentes como professora, como mãe e no trabalho ministerial da igreja. “Assim, comecei a observar a necessidade de que outras pessoas também soubessem lidar com mais empatia, com mais carinho com os nossos adolescentes. Muitas vezes nós pensamos que adolescentes precisam ser tratados no grito, com rigidez, quando, na verdade, o que eles mais precisam é de uma escuta carinhosa, amorosa”, declarou.

Ainda segundo Silvana Granito, sua vivência em contato com os jovens foi essencial para a produção do livro, sendo influência direta. “Fui observando o quanto eles são lindos, amorosos e cheios de potencial. Eu quero uma vida melhor para eles, uma adolescência melhor, porque na minha caminhada com eles eu vi quantas coisas consegui através de projetos e ações pensadas e voltadas para a idade deles”, ressaltou.
Pilares fundamentais
Segundo Silvana Granito, os pilares da escuta e do carinho são de extrema importância para os jovens, ainda mais nos dias de hoje. “Como líderes, precisamos abraçar nossos adolescentes. Com isso, nós os trazemos para perto, com uma escuta amorosa e uma escuta ativa. Quando deixamos de escutá-los com essa atenção, eles acabam sendo acolhidos por outras pessoas, muitas vezes por outros adolescentes”, explicou a escritora, dizendo que, dessa forma, esses jovens podem até mesmo seguir caminhos que acabam desvirtuando de seus propósitos.

Lançamento do livro
O lançamento da obra acontece no dia 7 de fevereiro, às 15h, na Livraria Clube Cultural, localizada no segundo piso do Várzea Shopping, na Avenida Lucio Meira, 670. “Tenho certeza de que será um momento único e especial. Gostaria muito que líderes que têm o desejo de abraçar corações e aprender mais sobre os nossos adolescentes estejam lá comigo'”, convidou a escritora.
O livro também pode ser adquirido pelo link https://a.co/d/2k8p11e , podendo ser lido de maneira virtual pelo aplicativo Kindle, além do formato físico.
Participação na Bienal
Além do lançamento em Teresópolis, “Líderes que abraçam corações” também estará presente na Bienal do Livro de São Paulo, ampliando o alcance da obra e levando sua mensagem a um dos maiores eventos literários do Brasil. “Será um momento muito especial para mim, foi uma grande surpresa esse convite da editora Appris. Estarei lá no dia 12 de setembro, em uma sessão de autógrafos. Para mim, isso representa levar a palavra de Deus e levar o meu chamado para outras pessoas”, concluiu Silvana Granito.







