Para acompanhar os avanços da tecnologia, não há nada melhor que se qualificar com quem tem expertise no mercado. Os professores da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) Dejair Dutra e Alexandre Louzada compartilham dessa ideia e, por isso, garantiram sua vaga no programa acadêmico da Oracle, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os docentes, que este mês concluíram o primeiro módulo do curso, serão alguns dos multiplicadores do projeto que visa capacitar 2 mil educadores e atender até 30 mil alunos.
– Eu leciono diversas disciplinas dentro do curso de informática há mais de 10 anos na Escola Técnica Estadual República, e cheguei a pensar que não precisava fazer mais um curso sobre o assunto. Mas mudei de ideia porque fiquei interessado em saber o que mudou no mercado. E, para minha grande surpresa, e por sinal muito agradável, ao realizar o curso vi que era muito mais do que isso – conta o professor Dejair Dutra sobre sua experiência da aula.
Ele explica como a capacitação vai atualizar a sua forma de ministrar as aulas.
– Estou aprendendo a Linguagem de Programa em Java por outro prisma, pela visão da diversão, por meio do desenvolvimento de objetos animados e que ganham movimentos. Tornando, assim, a passagem de conhecimento de programação (que é tradicionalmente considerada difícil para o aluno abstrair) em uma etapa bem mais aprazível – vislumbra Dutra.
Com atuação em mais de 130 países e em mais de 1.500 instituições só no Brasil, o Programa Acadêmico da Oracle oferta conteúdos de Linguagens de Programação em SQL, Banco de Dados, Inteligência Artificial, Computação em Nuvem, entre outros temas. A parceria prevê o treinamento de 160 professores, com a previsão de atingir um total de 2 mil profissionais a partir da atuação desses docentes como agentes multiplicadores do projeto.
O coordenador do curso Técnico de Informática para Internet na Escola Técnica Estadual Oscar Tenório, Alexandre Louzada, fez questão de participar da primeira turma do programa, embora tenha experiência na área.
– Para os profissionais da rede, é uma oportunidade valiosa de aprender e fortalecer conhecimentos e abordagens sobre programação e bancos de dados, que podem ser aplicados em diferentes disciplinas, inclusive em atividades interdisciplinares. Isso vai ajudar os alunos no seu aprendizado e na aplicação das Tecnologias de Informação em suas atividades acadêmicas e profissionais – destaca o professor Louzada.
Ao lado de 40 docentes da Faetec, Alexandre Louzada já alinha algumas ideias com os colegas para transformar a realidade das salas de aula.
– A experiência é ótima. Apesar do distanciamento (aula remota), a interação entre os colegas é muito boa. E muitas ideias já estão surgindo de projetos envolvendo o uso de jogos para ensinar programação e aplicar em atividades interdisciplinares envolvendo disciplinas técnicas e de formação geral – adianta o educador.
Para o presidente da Faetec, João Carrilho, a busca pela atualização dos profissionais deve ser permanente.
– Com os nossos profissionais atualizados, as aulas de informática serão cada vez mais atrativas e dinâmicas. Além disso, estaremos oferecendo um currículo de computação acadêmica relevante para o mercado – garante o gestor.