Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Professores e cuidadoras de escola municipal debate sobre educação antirracista

Objetivo de roda de conversa é trabalhar o assunto de forma preventiva e construtiva dentro do ambiente escolar

Professores e cuidadoras do Ensino Fundamental da Escola Municipal Belkis Frony Morgado, em São Pedro, participaram, nesta sexta-feira (11), da Roda de Conversa “História e Cultura Afro-brasileira com ênfase na Educação Antirracial”, com Victor Santos, fundador do projeto Ponto de Luz Coletivo e assessor parlamentar da deputada estadual Dani Monteiro, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).
“A Secretaria de Educação aderiu ao Programa Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) e a ação na Escola Belkis Morgado integra esse movimento. Além disso, o assunto está diretamente relacionado ao tema da SME ‘Vozes que Transformam. Nada Sobre Nós Sem Nós’ e, ao longo deste Ano Letivo, vamos promover diversas atividades voltadas para o assunto”, destacou a Secretária de Educação, Carla Rabello.
A orientadora pedagógica da unidade de ensino, Amanda Goto, contou sobre a ideia de promover a atividade. “Nós trabalhamos constantemente contra as falas preconceituosas e também contra o bullying, desde o Pré-escolar até o 5º Ano. Sempre buscando recursos, estratégias e pessoas que possam enriquecer este trabalho. E uma das nossas professoras comentou sobre o Victor e sua atuação na comunidade. Assim, surgiu a ideia de convidá-lo para vir à escola. Nós lançamos sementes que irão brotar num solo fértil e queremos um futuro de equidade, solidariedade e empatia”.
Victor Santos enfatizou sobre o objetivo do bate-papo com os professores e cuidadoras. “A ideia é falar um pouco sobre a educação antirracista fazendo uma reflexão sobre o tema. Trabalhei em algumas instituições, como o Lar Tia Anastácia e no CRAS e também atuei no Centro Cultural Favela Cria e, nestas Rodas de Conversa, troco um pouco da minha experiência a respeito de diversos assuntos, em especial, sobre o racismo e os diversos eixos polêmicos envolvidos. É importante trabalhar o assunto de forma preventiva e construtiva dentro do ambiente escolar”, frisou Victor.

Roda de Conversa sobre Educação Antirracista reúne professores e cuidadores da Escola Belkis Morgado. Foto: AsComPMT

Pneerq
O Pneerq (Programa Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola) é uma política pública cujo objetivo é implementar ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, bem como à promoção da política educacional para a população quilombola. Governo federal com estados, municípios e Distrito Federal. O público prioritário é formado por gestores, professores, funcionários e estudantes, ou seja, abrange toda a comunidade escolar.

Victor Santos, do projeto Ponto de Luz Coletivo e assessor parlamentar, em Roda de Conversa sobre Educação Antirracista. Foto: AsComPMT
Edição 12/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Festa irregular é encerrada na Granja Guarani após denúncias e ação conjunta das forças de segurança

Jovens teresopolitanos sonham com o sucesso no futebol

O que fazer em Teresópolis no Feriadão da Semana Santa

Trilha da Pedra do Sino atingida por grande deslizamento

PREFEITURA INTERDITOU E APLICOU MULTAS: Empresa diz ter negociado o Teresópolis F.C. por R$ 12 milhões

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE