ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Professores participam de capacitação para alfabetização

Data: 15/05/2019

Professores são convidados a refletir sobre papel no ciclo da infância e trabalhar em cima de metodologias inovadoras - Jorge Maravilha

Com o objetivo de atualizar conhecimentos, aconteceu nesta terça-feira (14), a segunda etapa do curso de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A capacitação foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação de professores do 1° ao 3º anos do Ensino Fundamental. 

A Secretária de Educação, Rosana Mendes, ressaltou a importância da formação para ampliar ainda mais a qualidade do ensino no município. “A proposta da Gestão Municipal é garantir, aos alfabetizadores, troca de experiências, além de promover a prática de discussão, reflexão e fortalecimento das atividades de alfabetização e letramento, com metodologias inovadoras que enriqueçam ainda mais as aulas, despertando o interesse dos alunos”, pontuou.

O PNAIC tem como eixo principal a formação continuada dos professores e alfabetizadores. É um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Essas formações continuadas são direcionadas para cerca de 270 professores e 50 orientadores pedagógicos de Teresópolis.

Durante os encontros, os professores são convidados a refletir sobre o seu papel no ciclo da infância e trabalhar em cima de metodologias inovadoras, enriquecendo as práticas de sala de aula, como explica a coordenadora local do PNAIC/UFRJ, Gisela Guedes. “Fizemos as primeiras formações falando sobre concepção de ensino, de alfabetização e de linguagem. Hoje, a nossa formação foi troca de experiências entre os professores sobre as intervenções que precisamos fazer para que nosso aluno possa avançar na aprendizagem”, concluiu.

Teresópolis aderiu ao PNAIC (Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa) em 2013 e, desde então, investe na qualificação permanente dos seus educadores. O objetivo é atingir a meta do Plano: assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas aos 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Atualmente, Teresópolis tem 5.167 alunos de 6 a 8 anos matriculados na rede municipal de ensino.

 

Compartilhar:






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara quer saber origem dos ovos de "ouro" do prefeito

Caixa vai dar desconto de até 90% para clientes com dívidas

Região dos Lagos se recupera de temporal da semana passada

Ministério da Saúde prepara campanha de vacinação contra sarampo

TJ do Rio terá "juízes sem rosto" contra crime organizado

        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ