Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Professores voltam a manifestar insatisfação com o governo municipal

Motivo é a compra de R$ 7 milhões em computadores para serem emprestados aos educadores, que preferem o abono

No final da tarde da última terça-feira, 22, professores e pessoal de apoio da Secretaria Municipal de Educação realizaram novo protesto contra o governo Vinicius Claussen. A movimentação foi realizada em frente ao Palácio Teresa Cristina, sede do governo municipal, onde eles questionaram a maneira que o gestor está aplicando os recursos do Fundeb no município. Representantes do SindPMT e SEPE participaram de reunião com o prefeito para discutir, entre outros tópicos, a compra de notebooks para a categoria com recursos do Fundeb. A categoria questiona veementemente a decisão de investir R$ 7 milhões na aquisição de equipamentos, que seriam apenas emprestados para os profissionais, no lugar do pagamento de um abono salarial. Também existe a informação sobre a empresa estaria em condições se ser habilitada para tal processo, na verdade, segundo seu o CPNJ, uma firma que vende produtos cosméticos em Minas Gerais.
“O prefeito mostrou interesse em pagar abono, mas alegou que vai aguardar o Tribunal de Contas dar um parecer sobre o assunto. Mas nós vamos ao TCE para ver se conseguimos dar celeridade para buscar o pagamento do abanono. Não vamos desistir. É direito do servidor e que precisa ser consultado. Sobre os computadores, a compra ainda não foi concluída, pois a empresa agora precisa apresentar documentação correta e isso ainda está em processo. Nós já colocamos nosso desejo de não receber o computador, que seria emprestado, inclusive”, enfatiza Kátia Borges, Presidente do SindPMT, que nesta quarta-feira, 24, realiza assembleia para passar para a categoria o que foi discutido na reunião com o prefeito e o que será feito daqui para frente.
O Sindicato lembra ainda que o saldo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) é o valor que “sobra” deste recurso federal que é destinado ao desenvolvimento da educação básica e a valorização dos profissionais da educação.  No dia 12 de novembro de 2021 o SINDPMT protocolou Ofício na Prefeitura com parecer apontando a possibilidade e solicitando que o saldo do Fundeb seja concedido como abono excepcional para os servidores públicos profissionais da educação. Em municípios como Magé e Guapimirim, será pago o abono.
A representação do SEPE em Teresópolis também se posicionado contrário à decisão de Vinicius Claussen. “Por causa mesmo dessa obrigação de retorno presencial de todos os estudantes, sem atendimento remoto, que a categoria questiona a compra de computadores somente agora, depois que muitos professores e professoras tiveram de gastar com equipamentos, adequação de móveis para o trabalho e aumento do pacote de internet, sem nenhum ressarcimento do governo. Lembramos que, até hoje, nenhum estudante recebeu os tablets prometidos para as aulas on-line durante a pandemia, e o preço de cada computador parece muito alto para as especificações detalhadas no pregão, cerca de sete milhões de reais. Sem contar que esses equipamentos não pertencerão aos professores, mas serão cedidos a eles para o trabalho”, divulgou o SEPE no seu site.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

Fechamento temporário da piscina do Parque Nacional de Teresópolis

CHUVAS X FAKE NEWS: Notícias falsas podem prejudicar o controle de danos em meio às crises

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

le canton

Promoção de Páscoa no Parc Magique e fazendinha do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE