Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Programa estadual realiza primeiro transplante cardíaco de 2019

Expectativa é de que o número de atendimentos via PET cresça até 15% este ano

A equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET), da Secretaria de Saúde, realizou, na semana passada, o primeiro transplante cardíaco de 2019. O receptor, de 21 anos, sofria de miocardiopatia dilatada e foi operado no Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. A cada ano, o número de transplantes feitos pelo PET aumenta no Rio de Janeiro. Em 2017, foram 642. Em 2018, 723, sendo 23 só de coração. Este ano, a expectativa é de que o número de procedimentos cresça até 15%. Para o coordenador do programa, Gabriel Teixeira, o PET vem, a cada ano, batendo recordes no número de transplantes por conta do trabalho desenvolvido nos hospitais pelas equipes envolvidas no processo.
– Temos comissões de profissionais dentro de várias unidades do Estado dedicados à questão da doação, e faz uma grande diferença para conseguir mais doadores. Idealmente, o processo começa com o acolhimento da família do possível doador assim que este chega ao hospital: se acontecer o pior, eles terão mais facilidade de assimilar a situação. O cuidado integral, na ponta, faz muita diferença. A gente tem uma rede de doação de transplante, com as comissões, ou uma cobertura mais regionalizada, que são as Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), que dão suporte a um grupo de hospitais em determinadas regiões. E do ponto de vista logístico, como transporte e comunicação, não há nada que nos atrapalhe – explicou Teixeira.
Pela Legislação Brasileira, não existe nenhum documento que garanta, em 100%, que um declarado doador tenha seus órgãos e tecidos doados após sua morte. A palavra final é sempre dos familiares. Mesmo assim, a pessoa que tem essa intenção pode registrar de diversas maneiras que é um doador, o que ajuda na decisão dos familiares. Na plataforma Doe+Vida, criada pelo PET, a pessoa preenche um cadastro e ainda pode imprimir um cartão indicando que ela é doadora de órgãos e tecidos. Para mais informações sobre programa acesse os endereços eletrônicos www.transplante.rj.gov.br e www.doemaisvida.com.br ou baixe o aplicativo Doe+Vida, disponível no Google Play. Para ligação telefonica, o Disque-transplante é o 155. 
 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE