Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Programa “Me Leva RJ” já atendeu 73 instituições beneficentes

Projeto social que tem como foco o turismo pode ser acionado em todo o estado

Lançado há pouco mais de um mês pelo Governo do Estado, o programa “Me Leva RJ” foi procurado por 73 instituições beneficentes que desejam visitar pontos turísticos e culturais do Rio de forma gratuita. Apenas com o agendamento das solicitações recebidas, pelo menos 1.400 cidadãos em situação de vulnerabilidade social serão beneficiados pela iniciativa. Os locais mais requisitados pelos grupos são AquaRio, Bioparque, Maracanã, Museu Imperial Petrópolis e Centro Cultural Sesc Quitandinha.

“Nosso principal objetivo é promover a inclusão social dos cidadãos fluminenses, além de proporcionar a oportunidade de frequentar esses espaços. O programa ‘Me Leva RJ’ pode receber inscrições de moradores de todos os municípios, para incentivar essas pessoas a conhecerem mais da nossa história”, explicou o governador Cláudio Castro.

Somente em dezembro de 2024, pelo menos 200 pessoas conseguiram realizar visitas a espaços como o Museu Aeroespacial, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Museu do Amanhã, Oi Futuro, Museu de Ciências da Terra, Museu Ciência e Vida, entre outros.

Ainda em dezembro, o programa levou 26 crianças do Instituto Rodrigo Antunes, projeto que atende crianças e adolescentes das comunidades do Turano e da Maré, para correr a Maratoninha do Rio, evento realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Um dos pequenos maratonistas foi João Gabriel Almeida, de sete anos, que participou de uma corrida de rua pela primeira vez. “Nunca corri uma maratona, essa foi minha primeira vez. Depois da corrida, fizemos várias atividades, descansamos e brincamos”, relatou.

Integração entre as pastas
O programa “Me Leva RJ” é uma iniciativa da Secretaria de Governo e conta com o apoio da Secretaria do Gabinete do Governador, além das secretarias de Cultura e Economia Criativa, de Esporte e Lazer, de Turismo e de Desenvolvimento Social e Direitos. O secretário de Governo do RJ, André Moura, destacou a importância do programa para fomentar o interesse da juventude pela cultura. “O ‘Me Leva RJ’ veio para possibilitar que crianças, jovens e até idosos que moram também fora do município do Rio, conheçam esses locais. Desta forma, despertamos o interesse histórico, cultural e esportivo, estimulando a busca por conhecimento”, afirmou.

O secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, enfatizou que a parceria entre as pastas demonstra o trabalho transversal do Estado do Rio de Janeiro para proporcionar bem-estar à população fluminense. “Na Maratoninha, por meio da parceria com a Secretaria de Governo, levamos as crianças e seus responsáveis para ter essa vivência em um evento tão tradicional, que conta com o apoio da nossa Lei de Incentivo ao Esporte. Vamos seguir juntos, trabalhando para incentivar os jovens na prática esportiva e garantir o melhor para a população fluminense”, declarou Picciani.

Como participar
As inscrições para participar do programa são realizadas pelo formulário disponibilizado nas redes sociais do programa (@melevarj) ou pelo e-mail melevarj@segov.rj.gov.br. E devem ser realizadas por instituições como escolas, organizações não-governamentais, associações e outras entidades com CNPJ ativo que representam ou assistem pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.

Durante a inscrição, deve-se definir o tipo de passeio desejado – turismo, cultura, esporte e lazer e grandes eventos. Após a solicitação, as instituições interessadas receberão orientações para organizar as visitas e indicar preferências de locais e atividades. Cada grupo, formado por no mínimo 10 pessoas, será acompanhado por monitores especializados, responsáveis por garantir a segurança e o bem-estar dos participantes durante os passeios. O transporte é realizado por veículos institucionais identificados, operados por motoristas do programa.

Tags

Compartilhe:

Edição 10/01/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Idosa atravessa fora da faixa e é atropelada por moto em Teresópolis

IPTU 2025: Cota única paga até 31 de janeiro garante 15% de desconto em Teresópolis

Prazo para recadastramento do cartão especial é prorrogado

IPVA: Estado recebeu mais de 600 mil pagamentos no primeiro dia

Programa “Me Leva RJ” já atendeu 73 instituições beneficentes

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE