Na tarde da última sexta-feira (22), os jovens participantes do ‘Projeto Interação’, parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), finalizaram o curso preparatório para a jornada profissional. Agora, os jovens podem iniciar sua trajetória no mercado de trabalho mais preparados para os desafios futuros.

A cerimônia de conclusão de curso foi realizada no auditório da Universidade Estácio e, além dos 14 jovens, também estiveram presentes seus familiares, representantes do CIEE e equipe técnica dos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Meudon e do Centro de Referências Especializada da Assistência Social (CREAS), responsáveis por selecionar os jovens participantes.

A Subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Tania Iorio, falou sobre a importância do projeto para a carreira dos jovens participantes: “Tenho certeza de que os jovens que participaram desse projeto incrível, realizado em conjunto com o CIEE, aprenderam lições valiosas, que serão de grande importância para o futuro de cada um. Além dos conhecimentos adquiridos, eles também tiveram a oportunidade de visitar duas grandes indústrias da nossa cidade, como a Comary Indústria de Bebidas e a Albacete, o que, sem dúvida, enriqueceu ainda mais a vivência desses jovens. A partir de agora, eles saem na frente e estão mais preparados para os desafios do mercado de trabalho.”

Alana Martins, formanda do ‘Projeto Interação’, falou sobre a sua experiência: “Eu não sabia como funcionava o mercado de trabalho e o projeto me ajudou muito com questões como montar um currículo, como me apresentar em uma entrevista de emprego e nos proporcionando também esse contato com o dia a dia das empresas, e isso foi muito interessante. Hoje me sinto mais preparada e pronta para começar a minha jornada.”
O ‘Projeto Interação’ reuniu jovens de 14 a 24 anos em pelo menos oito encontros, conduzidos pela Assistente Social do CIEE, Danielle Rabello, onde são promovidas oficinas de aprendizado, visitas técnicas a empresas e troca de experiências para preparar, orientar e contribuir para a inserção no mercado de trabalho, reafirmando o compromisso com a inclusão e o desenvolvimento social da juventude.
