O projeto “Eficientização do Sistema de Água Quente” do HSJ – Hospital São José, RJ, recebeu menção honrosa no Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2017, promovido anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A iniciativa reconheceu os 15 melhores trabalhos inscritos que, segundo a Comissão de Avaliação, apresentam efetivas ações de melhoria e gestão dos impactos ambientais e de difusão de benefícios ambientais em organizações de saúde pertencentes ao SUS nacional.
Elaborado pela equipe de Engenharia Corporativa da Associação Congregação Santa Catarina (ACSC), da qual o HSJ faz parte, o projeto teve como objetivo melhorar o tempo de disponibilização de água quente, reduzir o consumo de energia elétrica e proporcionar o controle da temperatura, a segurança e a qualidade no fornecimento do recurso hídrico. “Tendo em vista o cenário econômico do nosso país, as empresas devem buscar, ao máximo, a contenção das despesas”, destacou João Scarpanti Neto, gerente regional de manutenção e engenharia clínica.
Após a realização de obras para readequação de coletores solares, colocação de válvulas para controle de temperatura, entre outras ações, o propósito foi alcançado: com a inserção das placas termosolares e o sistema de aquecimento a gás foi eliminada a necessidade do consumo de energia elétrica e, assim, o HSJ passou a economizar 54,5% do valor gasto com energia elétrica em relação ao ano anterior. Além disso, o desperdício de água foi reduzido. “Nosso projeto uniu a diminuição do custo com energia elétrica e a preservação do recurso energético, contribuindo para a sustentabilidade do Hospital. Isso me deixa muito satisfeito e com a sensação de dever cumprido”, concluiu Neto.