Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Projeto gratuito promove a prática de atividade física na Praça Olímpica

A iniciativa oferece atividades de vôlei, handebol, tênis, badminton e atletismo para crianças de 6 a 12 anos

Isla Gomes

A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional. Neste âmbito, a iniciativa “Container do Esporte” chegou a Teresópolis com capacitação de profissionais e aulas gratuitas de cinco modalidades esportivas para crianças de seis a doze anos. O projeto oferece atividades de vôlei, handebol, tênis, badminton e atletismo para a criançada. Para isso, os profissionais de Educação Física estão sendo treinados e capacitados diligentemente. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no próprio container na Praça Olímpica Luís de Camões, as aulas começam a partir do dia 8 de abril. De forma itinerante, o projeto é um sucesso nos municípios por onde passa, já que oferece capacitação profissional de mão de obra local e aulas gratuitas de diversos esportes, em dois turnos de atividades (manhã e tarde). Já para a capacitação dos professores as inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (21) 98751-4263.

O projeto oferece atividades de vôlei, handebol, tênis, badminton e atletismo para a criançada. Para isso, os profissionais de educação física estão sendo treinados e capacitados diligentemente. Foto: Isla Gomes/O Diário

Em entrevista ao Diário, a diretora pedagógica do Instituto IDEC, Leny Figueiredo, uma das organizadoras do projeto, conta detalhes da realização. “O Container do Esporte é uma iniciativa do Instituto IDEC (Desenvolvimento do Esporte e da Cultura), patrocinado pela Enel, com apoio do Governo do Estado e através da Lei de Incentivo ao Esporte. Somos uma estrutura itinerante que se move de três em três meses em cada município. Levamos uma semana de capacitação para os profissionais de educação física, em cinco mini modalidades badminton, tênis, atletismo, vôlei e handebol. Na sequencia a gente desenvolve três meses de aula com os alunos de seis a doze anos, com essas modalidades que eu citei. Damos ênfase para temas sustentáveis, pois, o contêiner ele é auto sustentável através de energia solar e energia eólica, então aproveitamos para tratar desse tema tão importante com a criançada”, ressalta Leny.

Levamos uma semana de capacitação para os profissionais de educação física, em cinco modalidades: badminton, tênis, atletismo, vôlei e handebol. Na sequência a gente desenvolve três meses de aula com os alunos de 6 a 12 anos”, conta a a diretora pedagógica do Instituto IDEC, Leny Figueiredo. Foto: Isla Gomes/O Diário

Conhecimento nunca é demais
Ronaldo Bleferi é professor de Educação Física do município há 21 anos, ele é coordenado de um projeto em Teresópolis que une esporte e educação. Apesar de já ser um profissional gabaritado, Bleferi fez questão de trazer seus treinadores e participar da capacitação. “Esse projeto é muito importante, toda essa iniciativa de capacitar professores e inserir alunos em projetos esportivos é fundamental. Eu sou coordenador esportivo de um projeto da prefeitura que é o GEO, no qual trabalhamos exatamente isso, a junção do esporte com educação. Estou participando da capacitação no Container do Esporte juntamente com meus treinadores do GEO, pois, apesar de sermos profissionais já gabaritados, sei da importância de estarmos sempre nos atualizando. Conhecimento nunca é demais”, destaca o profissional.

Edição 12/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rua Dr. Aleixo permanece interditada e buraco gera transtornos para a população

prefeitura

Em apenas dois meses, prefeitura recebeu mais de R$ 30 milhões do governo estadual

Diploma não poderá ter identificação de modalidade de ensino à distância

Dom Joel ministra o sacramento da Crisma na Paróquia São Pedro

Teresópolis participa da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE