O governador Cláudio Castro lançou, nesta quinta-feira (05), no Palácio Guanabara, o programa “Me Leva RJ”. A proposta é dar acesso gratuito a pontos turísticos, culturais, esportivos e de lazer localizados no Estado do Rio a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Entre os locais incluídos no “Me Leva RJ” estão o AquaRio, o Cristo Redentor, o Maracanã, o Museu Imperial de Petrópolis, Bioparque e o Bondinho Pão de Açúcar, entre outros. “O programa vai promover acesso a esses espaços. Vai inserir as pessoas no Rio de Janeiro, promovendo inclusão social e proporcionando a oportunidade para aqueles que não teriam condições de arcar com a despesa. Moradores de todos os municípios podem se inscrever para participar”, declarou o governador Cláudio Castro.
Além de garantir a entrada gratuita nos locais em que é cobrado ingresso, vans do “Me Leva RJ” buscarão os participantes do programa na cidade em que moram, levarão os grupos até os locais escolhidos e, após a visitação, os grupos serão levados de volta até o ponto de partida do passeio. “O Rio de Janeiro é um estado lindo, mas nem todos têm acesso aos pontos turísticos, aos museus, aos estádios. E o Me Leva Rj veio para possibilitar que crianças, jovens e até idosos que moram no Rio conheçam esses locais. Desta forma, despertamos o interesse histórico, cultural e esportivo, estimulando a busca por conhecimento”, afirmou o secretário de Governo, André Moura.
Com o slogan “Juntos criamos memórias e transformamos vidas!”, o programa tem como missão apresentar a cultura, o esporte e a história fluminense para pessoas de diversas faixas etárias, atendidas por escolas, ONGs, associações e outras instituições. O “Me Leva RJ” é uma iniciativa da Secretaria de Governo e conta com o apoio das Secretarias de Estado do Gabinete do Governador, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, de Estado de Esporte e Lazer, de Estado de Turismo e de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Também participaram da cerimônia de lançamento do programa o Secretário de Estado de Esportes e Lazer, Rafael Picciani, e o Subsecretário de Eventos do Governo do Estado, Rodrigo Castro.
Inscrições
As inscrições para participar do programa são realizadas pelo formulário disponibilizado nas redes sociais do programa (@melevarj) ou pelo e-mail melevarj@segov.rj.gov.br. E devem ser realizadas por instituições como escolas, organizações não-governamentais, associações e outras entidades com CNPJ ativo que representam ou assistem pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.
Durante a inscrição, deve-se definir o tipo de passeio desejado – turismo, cultura, esporte e lazer e grandes eventos. Após a solicitação, as instituições interessadas receberão orientações para organizar as visitas e indicar preferências de locais e atividades. Cada grupo, formado por no mínimo 10 pessoas, será acompanhado por monitores especializados, responsáveis por garantir a segurança e o bem-estar dos participantes durante os passeios. O transporte é realizado por veículos institucionais identificados, operados por motoristas do programa. Serão realizadas inicialmente 10 ações por semana, com a expectativa de crescimento.