O Prefeito Vinicius Claussen e o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, assinaram, na última sexta-feira, 05, na Prefeitura, o Memorando de Entendimento entre o município e o estado visando à implantação do Condomínio Empresarial AgroTec Industrial de Teresópolis, em área localizada em Venda Nova, no Terceiro Distrito. O condomínio AgroTec vem estabelecer um novo modelo de desenvolvimento econômico para Teresópolis, oferecendo infraestrutura, fomento e incentivo a diversos segmentos da cadeia produtiva. O conceito inédito para os setores da Agricultura, Tecnologia, Educação, Pesquisa e Desenvolvimento num único espaço. “Agradeço imensamente ao Governador Claudio Castro e ao secretário de estado, Vinicius Farah, por todo o apoio que tem dado a Teresópolis e, em especial, à desoneração de tributos e à instalação do nosso Condomínio AgroTec, um projeto que vai impulsionar de maneira expressiva a Agricultura, Turismo, tecnologia e educação em nosso município e criar cerca de 7.500 empregos diretos e indiretos, gerando renda para a população”, enfatizou o Prefeito Vinicius Claussen, pontuando que o Memorando de Entendimento é um contrato preliminar que especifica expectativas, bem como direitos e deveres de cada parte que assina o documento.
O secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços ressaltou o potencial de Teresópolis para sediar o condomínio. “Uma área com mais de 500 mil m², plena expansão no setor tecnológico, referência na Agricultura e no Turismo, ou seja, Teresópolis tem tudo para implantar esse grande projeto que é o Condomínio AgroTec Industrial. Esse projeto representa a maior conquista da história de Teresópolis!”, destacou Vinicius Farah, lembrando que, com o condomínio, o município terá a oportunidade de consolidar segmentos fundamentais para o município, como Agricultura e Turismo.
Participaram do evento representantes da Câmara Municipal, além de representantes de entidades de classes, como Felipe Coelho, presidente da Aciat, e Igor Edelstein, presidente do Sincomércio Teresópolis, Rodrigo Rosa de Medeiros, presidente do Sindicato Rural de Teresópolis, membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Teresópolis e sociedade.
Encontro com Conselho Rural
No mesmo dia o Prefeito Vinicius Claussen se reuniu com membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Teresópolis para ouvir as sugestões do grupo sobre o projeto do Condomínio Empresarial AgroTec Industrial. O condomínio AgroTec vem estabelecer um novo modelo de desenvolvimento econômico para Teresópolis, oferecendo infraestrutura, fomento e incentivo a diversos segmentos da cadeia produtiva, de serviços, pesquisa e educação. O conceito inédito para o setor produtivo da Agricultura, Tecnologia, Educação, Pesquisa e Desenvolvimento num único espaço. Totalmente alinhado à nova agenda econômica global e com os setores que são eixo de desenvolvimento de Teresópolis.
Entre os assuntos tratados, a ideia da gestão municipal de criar um entreposto rural foi muito bem vista pelos conselheiros e serão promovidas visitas técnicas a entrepostos de outros municípios. A disponibilidade de cursos técnicos voltados para o produtor rural também foi aprovada pelos conselheiros. Além do ganho educacional, a iniciativa tem o objetivo de contribuir para a continuidade dos jovens produtores no campo. Estiveram presentes à reunião os secretários de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, de Agricultura, tenente Jaime Medeiros, e de Governo, Lucas Pacheco.
Condomínio AgroTec
O Condomínio Empresarial AgroTec Industrial de Teresópolis tem como objetivo principal impulsionar o desenvolvimento agrícola, tecnológico e industrial do município. O projeto, mais uma iniciativa do “Pra Cima Terê” – Programa Estratégico de Fortalecimento Econômico e Geração de Empregos, conta com a parceria do governo do estado e já foi apresentado à CODIN-RJ – Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro.
Localizado em Venda Nova, o Condomínio terá duas áreas. Na primeira, com metragem de 207.000m², serão concentrados lotes para a instalação de indústrias de baixo impacto, como de processamento e beneficiamento de alimentos, fertilizantes, fabricação de bebidas e centros de distribuição, entre outras que se adequem à região e às características de Teresópolis. Na segunda área, que totaliza 341.000m², haverá um campo experimental agrícola, onde serão estudadas as culturas predominantes em Teresópolis e as técnicas de fortalecimento da produção. Serão implantados laboratórios tecnológicos e um centro de pesquisas e de formação profissional.