O projeto Ecoar, que oferece apoio financeiro e material a professores de esportes que atuam em comunidades em situação de vulnerabilidade social, segue em expansão no estado do Rio de Janeiro. A partir de agosto, serão inaugurados 21 novos núcleos em 18 municípios, incluindo cidades como Teresópolis, Petrópolis, Valença, São Gonçalo e a capital fluminense.
Em seu terceiro ano de atividades, o Ecoar tem como objetivo reconhecer e fortalecer o trabalho de educadores físicos que já atuam de forma voluntária, oferecendo aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas, principalmente para crianças e adolescentes. Os profissionais passam a receber salário e materiais esportivos, garantindo melhores condições de ensino e continuidade das atividades.
Entre os municípios contemplados nesta nova fase estão São Gonçalo, Rio de Janeiro, Paty do Alferes, Três Rios, Levy Gasparian, Itaocara, Bom Jesus do Itabapoana, Miracema, Cordeiro, Campos dos Goytacazes, Valença, Rio das Ostras, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto e Paraíba do Sul. Teresópolis e Carmo receberão dois núcleos cada, enquanto Petrópolis contará com três.

Em Teresópolis, o projeto já está presente com três núcleos ativos, incluindo subnúcleos. As atividades ocorrem no Várzea Futebol Clube, no bairro Várzea; no Teresópolis Golf Club, localizado na Barra do Imbuí; e na Granja Guarani, onde são oferecidas aulas de Jiu-Jitsu. Entre as modalidades ofertadas à população estão Jiu-Jitsu, defesa pessoal para mulheres, alongamento, natação, hidroginástica, circuito funcional, entre outras. As aulas são gratuitas e voltadas à promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão social por meio da atividade física.
No ano passado, o Ginásio Pedro Rage Jahara, o Pedrão, sediou um grande encontro dos núcleos do Projeto Ecoar, com a presença do deputado federal Hugo Leal, idealizador da iniciativa; do atual prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos; e da vereadora Erika Marra, madrinha e incentivadora do projeto no município. “O Ecoar tem diversas modalidades, mas nós apoiamos muitos professores de artes marciais por entender que nesse tipo de esporte os alunos aprendem também disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, além de saber ganhar e perder. Estamos promovendo saúde e cidadania”, ressalta o deputado federal Hugo Leal, mantenedor do projeto.
O evento também contou com o bicampeão mundial de MMA, comentarista esportivo do canal Combate e embaixador do Ecoar, Dudu Dantas, que dar voz à instituição, sendo um incentivador para os alunos. Criado na comunidade Santo Amaro, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o atleta lembra o início da sua trajetória. “Eu conheci a luta num projeto social e sou a prova viva de como esse tipo de iniciativa pode mudar a vida de um garoto. Não é apenas exercício físico e saúde, mas aqui são modificados muitos futuros, assim como um dia o meu foi mudado”, explica.
Os interessados em participar das atividades podem entrar em contato diretamente com um dos núcleos para realizar a matrícula. Mais informações estão disponíveis no perfil oficial do projeto no Instagram: @projetoecoar_teresopolis
