Reunidos em Brasília na última semana, o Ministério das Cidades e o Comitê Conjunto de Coordenação do Projeto SABO Brasil-Japão para a implantação de tecnologia de barreiras para a prevenção de desastres, definiu o início de obras da primeira barreira no Brasil, em Nova Friburgo, para dezembro.
Também foi tratada a perspectiva de liberação, em 2026, de R$ 23 milhões para a construção de mais uma barreira com tecnologia japonesa na região serrana do Rio de Janeiro, desta vez, em Teresópolis. As obras têm financiamento e aporte técnico do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias.
O Projeto SABO — iniciativa de cooperação técnica Brasil–Japão — é uma estratégia para fortalecer a capacidade do país em medidas estruturais de retenção e contenção de fluxos de detritos, com foco na proteção de áreas urbanas vulneráveis e na preservação de vidas e bens.

Tecnologia
A agenda técnica também reforçou o papel da transferência de tecnologia e da capacitação institucional. Técnicos brasileiros participaram de capacitações no Japão e houve a constituição de parcerias acadêmicas para apoiar a adaptação da metodologia ao contexto brasileiro — entre elas, instrumentos de cooperação com universidades nacionais para acompanhamento técnico e aplicação das boas práticas japonesas na elaboração e fiscalização dos projetos.
“As ações visam garantir que as soluções adotadas sejam eficazes e compatíveis com as especificidades ambientais, sociais e operacionais das localidades beneficiadas, sempre para proteção das pessoas”, ressalta Pedro Henrique Lopes Batista, coodenador-Geral de Obras do Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco da Secretaria Nacional de Periferias.