Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Projeto social arrecada livros para montar “cantinhos de leitura”

Lacre Solidário quer incentivar o hábito de ler em vários espaços de Teresópolis

Maria Eduarda Maia

Como disse Ziraldo, importante cartunista e escritor brasileiro, criador do personagem Menino Maluquinho: “o importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler”. E é isso que o projeto Lacre Solidário, fundado por Renata Caldas, está realizando em Teresópolis pela segunda vez. Por meio de uma campanha solidária de suma importância, o projeto está começando a arrecadar livros paradidáticos neste mês de abril, que é repleto de datas significativas para a leitura e a educação, como o dia internacional do livro infantil e juvenil, dia nacional da biblioteca, dia mundial do livro e dia mundial da educação. “No começo, a gente falava biblioteca comunitária, mas a partir de hoje é incentivo ao hábito de ler com o cantinho da leitura. Estamos na segunda edição de um projeto que foi um grande sucesso ano passado, com mais de 1700 livros arrecadados”, conta a fundadora e responsável pelo projeto Lacre Solidário, Renata Caldas, em entrevista à Diário TV.

Por meio de uma campanha de suma importância, o projeto Lacre Solidário está começando a arrecadar livros paradidáticos neste mês de abril, com a missão levar o conhecimento e esperança, principalmente para os jovens e crianças por meio do hábito da leitura. Foto: Divulgação

Importância do projeto
A campanha de arrecadação de livros tem como missão levar o conhecimento e esperança, principalmente para os jovens e crianças por meio do hábito da leitura, transformando vidas e proporcionando às crianças um espaço de aprendizado e diversão longe das telas. “Incentivar a leitura é sempre muito importante, ainda mais em uma época tão tecnológica, na qual as crianças estão perdendo esse hábito de ler. Então, com isso, estamos incentivando a leitura e esse momento em família, que eu acho muito interessante e legal nos tempos de hoje”, declara Renata Caldas, salientando que o objetivo do projeto é tirar as crianças da frente da tela, incentivando a leitura, ensinando a ler, interpretar e escrever bem.

“Incentivar a leitura é sempre muito importante, ainda mais em uma época tão tecnológica, na qual as crianças estão perdendo esse hábito de ler. Então, com isso, estamos incentivando a leitura e esse momento em família”, declara a responsável pelo Lacre Solidário, Renata Caldas. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Grande sucesso
Ano passado, em sua primeira edição, o projeto conseguiu montar três espaços de leitura com os livros arrecadados e, com isso, Renata projeta mais um ano de grandes conquistas para esta importante campanha. “Nós montamos três cantinhos de leitura comunitários ano passado: uma em parceria com o Lapidando Futuro, no bairro da Beira-Linha; uma criada junto ao projeto Acolhidos, que fica no bairro de São Pedro; e um cantinho de leitura na sala de acolhimento da Patrulha Maria da Penha, na Avenida Lúcio Meira, 375, que vamos abastecendo conforme o necessário”, pontuou a fundadora do Lacre Solidário, que também disse estar com ideias para novos projetos: “A princípio será na Fazenda Ermitage ou no Caleme. Ainda não está fechado, mas a nossa ideia é montar duas este ano nesses dois bairros”, declarou.

Como contribuir
Para contribuir com esta importante campanha no município, basta separar livros paradidáticos em bom estado que possam ser utilizados por crianças, jovens e adultos. “Estamos com alguns parceiros muito legais, mas o nosso foco e principal ponto de doações é a base da Segurança Presente, na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea. Lembrando que não servem livros de faculdades ou escolas e enciclopédias”, destacou Renata.
Para mais informações, acesse o Instagram @lacre_solidario_rc ou entre em contato pelo número (21) 97619-0307 (Renata Caldas).

A Segurança Presente é uma grande apoiadora do projeto social Lacre Solidário. Em sua base, que fica na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, podem ser entregues as doações dos livros paradidáticos. Foto: Divulgação
Edição 05/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura de Teresópolis oferece descontos de até 100% em multas e juros para regularização de débitos

Trânsito liberado na estrada Rio-Teresópolis

Hotel Ibis Styles Teresópolis será inaugurado em 2026

Brasil avança na parceria com Japão para construção de barreiras SABO em Teresópolis e Nova Friburgo

Projeto social arrecada livros para montar “cantinhos de leitura”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE