Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Público aplaude atrações do projeto “Coragem é Coisa de Mulher”

Evento foi realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Teresópolis

O público prestigiou e aplaudiu as atrações artísticas e de conscientização do projeto “Coragem é Coisa de Mulher” na última sexta-feira (28), na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras. Realização da Secretaria Municipal de Cultura em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o evento propôs, através de oficina de dança, teatro, show e rodas de conversa, momentos de diversão e de esclarecimentos sobre direitos da mulher.
“Realizamos várias atividades durante o mês de março em prol da mulher e encerramos com esta programação especial, com atrações mostrando o talento feminino e alertando sobre como identificar, prevenir e combater situações de agressão contra as mulheres”, comentou Wanderley Peres, secretário municipal de Cultura.
“Gostamos muito! Muito bom o evento, que ofereceu diversão, aprendizado e conscientização”, opinou a professora Sylvia Regina Albernaz, acompanhada do administrador aposentado, Carlos Gomes de Souza.
Acolhimento e proteção: Integrantes da equipe da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, da Polícia Militar, a Sargento Giselle e a Sargento Ellen, do 30º BPM, explicaram como o projeto funciona, com ações preventivas e repressivas de combate a todas as formas de agressão contra a mulher. “As pessoas têm medo da polícia repressora. Mas isso muda quando percebem que oferecemos serviço de acolhimento e mostramos que as mulheres têm a quem recorrer”, pontuou a Sargento Giselle. “A forma mais eficaz de combater a violência é através da conscientização dos homens, para que mudem de comportamento, e das mulheres, para que não aceitem desrespeito no relacionamento”, completou a Sargento Ellen.

Performance da cantora Fátima Gaspar e do músico Alexandre Guichard. Foto: AsComPMT

Atrações
As atividades foram realizadas por instrutores e alunos das turmas da Casa de Cultura e também por convidados. Entre elas, a oficina Dançando em Terê – Dança Circular, com Nélia Macedo, e de Ritmos, com Kelly Nogueira; esclarecimentos sobre a campanha ‘Violentômetro’ – Contra a Violência à Mulher; e Yoga, com orientação de Mariana Mussolini sobre Vivência de Respiração. A cantora Fátima Gaspar e o músico Alexandre Guichard subiram ao palco e apresentaram o show Inclusão 3ª Idade.
A programação incluiu bate papo com Cátia Araújo, da FEBACLA (Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes), apresentação de capoeira Tem Mulher Na Roda, com Mestre Elias, e dança do ventre, com performance da instrutora Aylah Yin, e depoimento do subsecretário municipal de Educação- José Nildo.
O espetáculo ‘Eu, Mulher!’, feito pela instrutora Estrela Mattos e os alunos de teatro das turmas A, B, C e D, apresentou esquetes abordando situações do universo feminino, oferecendo diversão e propondo uma reflexão sobre a realidade vivida por muitas mulheres. Já a Companhia Teatral Serra Encena subiu ao palco com um espetáculo abordando várias questões relevantes do universo feminino.
O evento ‘Coragem é Coisa de Mulher’ foi encerrado com a leitura dramatizada “A Amélia que Mora em Mim”, do Studio Officina, e pela apresentação do espetáculo Dança Mulher!, da Oficina da Tia Marcela.

Apresentação da instrutora Estrela Mattos e alunos no espetáculo ‘Eu, Mulher’. Foto: AsComPMT
Teresópolis 10/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Trânsito: Águas da Imperatriz vai realizar intervenção em trecho da Reta

Dicas de passeios gratuitos em Teresópolis

INEA abre licitação para construir parque fluvial em Teresópolis

Inscrições abertas para atividades gratuitas da Secretaria de Esportes

Quinze anos da Tragédia de 12 de janeiro

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE