Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Quarentena amplia riscos de acidentes domésticos com crianças

Corpo de Bombeiros alerta para perigo de intoxicação com produtos de limpeza e uso inadequado de álcool gel

Paola Oliveira

A maior parte da população tem respeitado as regras de distanciamento social e priorizado ficar em casa como forma de se proteger, mas nem sempre o perigo está apenas do lado de fora. Casos de intoxicação por produtos de limpeza e acidentes domésticos representam grande perigo, como alerta o capitão do Corpo de Bombeiros de Teresópolis, Fábio Pimentel. “Os pais ainda estão trabalhando em casa e as crianças estão agitadas por nem sempre pode ir para o quintal ou pátio. Então é muito comum entre as crianças quedas e aspirar objetos, o famoso engasgo que é muito comum nas crianças de 1 até 5 anos”, destaca. “Essa fase nós chamamos de fase oral onde ela experimenta o mundo com a boca. Elas também adoram um buraco, enfiam os dedos ou objetos em buracos da tomada”, completa. O Oficial do 16º GBM lembra inda que as crianças são vulneráveis não apenas aos acidentes, a intoxicação também é algo que preocupa. “As crianças são muito curiosas, elas gostam muito de cores então elas confundem uma embalagem de um produto de limpeza com a de um refrigerante ou de um suco que ela viu quando foi ao supermercado com o papai ou a mamãe”.
A dica para evitar incidentes é simples: “se você tem uma dispensa, um armário na sua casa é fundamental que esses produtos estejam nas partes mais altas e não na parte mais baixa”, diz Fábio. Mas esse tipo de ocorrência não envolve apenas os pequenos, os adultos e principalmente as donas de casa também podem ser um alvo. “Às vezes nós escutamos dicas de uma amiga, da mãe ou da avó para misturar isso ou aquilo, mas isso é perigoso. Principalmente após a mistura guardar em uma embalagem que pode ser confundida por uma criança. A garrafa pet, por exemplo, a criança imagina que é um refrigerante, e quando ela ingerir e perceber que não é já vai ser tarde demais”. 

Cuidados diários
Fábio aconselha aos pais estarem atentos a pequenos detalhes que no dia a dia podem trazer mais segurança para os filhos como comprar protetores de tomada e manter produtos de limpezas e medicações em lugares altos. “Outra coisa interessante é colocar grades nas escadas e também antiderrapantes. São coisa que nós já sabemos, mas as vezes nos esquecemos”, aponta.  Além disso, o Capitão alerta que o uso contínuo dos aparelhos celulares pode se tornar uma ameaça.  “Na maioria das vezes as crianças e os adultos utilizam o aparelho a toda hora, inclusive quando está carregando. Esse é o grande causador de queimaduras por explosão ou aquecimento excessivo do celular”, e recomenda algumas dicas: “Primeiro, comprar os componentes adequados para a marca do seu celular. Prefira o original. Segundo, não faça adaptações. Terceiro, não leve o celular para o banheiro quando for tomar banho porque a umidade dentro do ambiente pode prejudicar o celular. Quarto, preferencialmente não usar o celular dentro dos bolsos e sim dentro de um bolsa ou dentro de uma pochete”. 

Risco do álcool gel
O Corpo de Bombeiros divulgou em sua página no Instagram um vídeo alertando a população sobre risco do uso do álcool em gel em casa. Nesse momento de pandemia é importante fazer a higienização das mãos com frequência, mas para quem está em casa esse processo pode ser feito da maneira tradicional “água e sabão é suficiente para a limpeza”, afirma Fábio. Isso porque a inflamação do álcool em gel é diferente do álcool líquido e pode oferecer risco para quem fizer uso e se aproximar do fogão.  “Você não percebe a chama quando o álcool em gel se inflama. Ele se fixa mais as mãos. O risco de se queimar é muito grande”. E novamente o Capitão liga a questão às crianças, apontado que se deve ter cuidado com elas na cozinha para evitar queimaduras. “Cozinha não é lugar de criança. Sempre é perigoso”, adverte.  

Orientações básicas
1 – Mantenha os produtos de limpeza fora do alcance de crianças e animais. Esses produtos podem atrair a atenção principalmente de crianças pequenas, entre 1 e 5 anos de idade.
2 – Evite o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados. 
3 – Supervisione as crianças, não permitindo que elas acessem os ambientes onde esses produtos são guardados.
4 – Não deixe detergentes e produtos de limpeza em geral embaixo da pia ou no chão dos banheiros.
5 – Leia e siga as instruções descritas no rótulo de cada produto.
6 – Evite a mistura de produtos químicos.
7 – Garanta a ventilação quando for manusear um desses produtos destinados à limpeza, higienização e desinfecção.
8 – Inutilize as embalagens vazias. Isso porque elas sempre ficam com resíduos, ou seja, restos dos produtos. Jogue fora as embalagens vazias, preferencialmente valendo-se do sistema de coleta seletiva, de modo a separá-las do lixo orgânico.
9 – Em caso de emergências toxicológicas, não provoque vômito. Procure imediatamente atendimento hospitalar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE