A partir do ano letivo de 2020, quatro novas escolas municipais de Teresópolis funcionarão em tempo integral, das 8h às 16h. São elas: E.M. Heleno de Barros Nunes (Fischer); E.M. Professor Sylvio Amaral dos Santos (Granja Guarani); E.M. Governador Portella (Bairro dos Pinheiros); e E.M. Rui Barbosa (Gamboa – Segundo Distrito), além da escola municipal Professora Aclimea de Oliveira Nascimento, no bairro de São Pedro, que já atende em horário estendido.
A iniciativa segue diretriz da Lei 3.784/2019, de autoria do Executivo Municipal, que implementa o regime de tempo integral vai beneficiar em torno de 600 alunos de turmas de pré-escolar 1 e 2 e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Durante 2019, a Secretaria de Educação deu andamento a todos os trâmites legais para que as escolas passem a funcionar em horário estendido em 2020, incluindo a formalização do pedido junto ao Conselho Municipal de Educação. O órgão é responsável por assessorar, normatizar, acompanhar e fiscalizar o sistema de ensino no município, atuando em articulação com a Secretaria. “O funcionamento das escolas em tempo integral proporciona um ambiente mais favorável à aprendizagem dos alunos, alternando conteúdos da grade curricular e trabalho pedagógico através de oficinas com atividades diversificadas”, divulgou a secretaria municipal de Educação, através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura.
Volta às aulas
Os cerca de 23 mil estudantes matriculados nas creches, centros de educação infantil e escolas municipais voltam às aulas no dia 10 de fevereiro. A data foi anunciada nesta sexta-feira, 24, durante reunião do secretário municipal de Educação interino, Alvaro Chrispino, com os diretores de todas as unidades escolares da rede municipal de ensino. O objetivo é garantir a segurança dos alunos neste período de mudanças do trânsito para a implantação do sistema integrado de transporte público. As alterações de trânsito no centro da cidade, Barra do Imbuí e Meudon entram em vigor neste domingo, dia 26. “A proposta é que pais e responsáveis entendam a nova dinâmica de circulação dos veículos e fiquem mais tranquilos com a segurança de seus filhos quando eles retornarem às aulas”, assinalou o secretário Alvaro Chrispino, destacando que serão cumpridos os 200 dias letivos determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.