Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Quatro nascentes com água imprópria no município

Consumo deve ser evitado até nova análise da secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico da qualidade da água, realizado nesta segunda, 14, em 13 fontes da cidade. Pelas amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria Municipal de Saúde, as fontes Taumaturgo (bairro de mesmo nome), 7 Tanques (Rosário), Perpétuo e Tijuca estão impróprias para consumo. Como a água pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde as fontes se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida.
Sendo assim, após filtração, devem ser adicionadas duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) para cada litro de água. Depois, espera-se 30 minutos antes de utilizar. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre o controle e a vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito por equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.
FONTES LIBERADAS: Fonte Saúde (Tijuca), Fonte Brahma (Tenente Luiz Meirelles), Fonte Judith (Alto), Fonte Amélia (Alto), Fonte Granja Guarani (Granja Guarani), Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso), Fonte Alexandre Fleming (Vale do Paraíso), Fonte Santa (Fonte Santa), Fonte São Sebastião (Pimenteiras), 
FONTES “INTERDITADAS”: Fonte Tijuca (Tijuca), Fonte Perpétuo (Perpétuo), Fonte 7 tanques (Rosário), e Fonte Taumaturgo (Esquina dos prédios, Taumaturgo).

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE