Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Quatro residências estão interditadas por conta do risco de desabamento

Ações de fiscalização só foram efetuadas a partir de reclamação direta ao prefeito

Wanderley Peres

Quatro residências na rua Oscar da Silva, no Panorama, foram interditadas nesta quinta-feira, 10, e seus moradores obrigados a se mudar às pressas porque uma construção no morro acima, na rua Albert Sabin, adernou e ameaça desabar. Duas famílias passaram a noite num hotel, no bairro do Alto, e as outras duas alugaram casas, com a esperança de serem ressarcidas pela municipalidade. O dono do prédio de cinco pavimentos, construído num terreno que aparenta ter até 60 graus em declive, já teria recebido da Defesa Civil o prazo de 24 horas para demolir o trambolho, ação que não tem data definida e os vizinhos torcem que seja feita o quanto antes, evitando o desabamento e os naturais prejuízos que podem ocorrer.
  
  As providências para a eficiente fiscalização e as consequentes ações, que culminaram na interdição das residências em risco e a ordem de demolição da construção ameaçadora foram tomadas no pátio da tevê DIÁRIO, na noite desta terça-feira, 8, depois que o prefeito soube do caso que vem se arrastando desde março do ano passado, quando ocorreu a primeira denúncia dos vizinhos da obra ao e-ouve da prefeitura, em 11 de março de 2020, e os setores de fiscalização foram devidamente acionados, agindo de forma displicente e comprometedora. Depois de procurarem o prefeito no gabinete, e sabendo que ele estava na tevê, moradores das residências abaixo da construção em risco abordaram Vinicius depois da entrevista, relatando o episódio, que até então seria inédito para ele.


  
  Segundo Gisele, que mora numa destas residências na linha de risco, desde que bateram a primeira laje, no início do ano passado, que a obra vem deixando os moradores preocupados. Eles estranharam que a construção ficava suspensa, em frágeis pilotis de vigas de ferro, apreensão que se transformou em medo quando notaram mais um andar, e depois outro, sendo levantados. E um quarto andar ainda seria erguido, não fosse a formação de um processo administrativo pelos vizinhos, em 21 de janeiro passado, sendo então, agora em março, embargada a construção, que deveria estar a laje assentada no terreno e não sobre pilotis, e isso não era visto porque ficava escondida pela vegetação e passou a ser percebido desde a semana passada somente, depois que o terreno ao lado foi roçado para uma outra construção ser iniciada.
  
  – Pudemos, então, chegar perto da obra. E um senhor que trabalhava disse que ouvia uns estalos, que achava que as colunas estavam entortando, daí eles terem soldado vigas de amarração, para conter o problema.
     
  A partir desse dia, 30 de maio de 2021, os vizinhos se preocuparam ainda mais e solicitaram à Defesa Civil uma análise de risco. Foi quando a obra acabou embargada porque não havia responsável técnico pela estrutura e, ainda, porque não estaria respeitando recuos e afastamentos, conforme exige o zoneamento da área. Sem contar que deveria estar assentada no chão e não suspensa e, possivelmente, nem poderia ter sido autorizada porque o terreno teria aclive superior a 45 graus.
    
  – Começamos a correr mais e exigir as soluções urgentes. Na terça-feira, nos reunimos com o chefe do gabinete, Gilson Barbosa e o presidente da Câmara, Leonardo. E, à noite, fomos ao gabinete do prefeito, quando soubemos que ele estava na tevê, e o encontramos depois da entrevista. De imediato Vinicius deu ciência aos secretários e a coisa começou a andar.


  
  As providências tomadas a partir da ordem do prefeito teriam sido a de imediata interdição das residências que podem ser afetadas com o iminente desabamento do prédio, a remoção das famílias para hotéis, a ordem ao proprietário para a demolição da obra e, naturalmente, é o que se espera, a investigação do caso, que sugere desinteresse da municipalidade pela fiscalização, ou interesses de setores da prefeitura pela obra que não poderia ter sido autorizada, e deveria ter sido embargada assim que foi denunciada, porque iniciou sem a devida licença do setor de Planejamento, fato que também foi denunciado pelos moradores ao Ministério Público, onde inquérito foi aberto para apurar o caso.

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso com quatro armas e munições em Teresópolis

Governador Cláudio Castro nomeia novo secretário de Polícia Militar

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

Polícia Civil conclui inquérito e indicia por tráfico mulher que deu balas com droga para camareira de hotel em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE