Wanderley Peres
O prefeito Vinícius Claussen foi bastante criticado nas redes sociais essa semana ao divulgar a entrega de três novos veículos para saúde, “um investimento importantíssimo para o transporte de pacientes que precisam fazer tratamento em outras cidades e estados”, disse, informando, ainda, que um dos veículos seria utilizado nas ações da feira de adoção e também em suporte ao castra-móvel, “que já já estará rodando por Teresópolis”, prometeu.
Não foram sem motivo as críticas. Com o governo de pires nas mãos em Brasília, em busca de empréstimo; e vendendo a água do município a preço irrisório em licitação suspeita de direcionamento e favorecimento pelo Tribunal de Contas do Estado; e sem dinheiro para custear as despesas das secretarias, especialmente a de Saúde, que a cada dia manda mais pacientes para outros municípios, falar de “carros para transporte de pacientes” é como falar de corda em casa de enforcado, como também não foi prudente fazer promessas para a causa animal enquanto é acusado, pelos vereadores, de feito desaparecer o dinheiro que recebeu do governo federal para a construção de um canil em terreno onde havia uma escola, já devidamente derrubada, na Prata, enquanto nova edificação não foi iniciada.
Embora seja uma boa solução administrativa, que levou ao status de excelência a frota da Polícia Militar, por exemplo, e muitas empresas prefiram o aluguel para a eficiência da frota, a solução de alugar veículos para a prefeitura expõe a gastança em período de escassez de dinheiro. A “conquista” não podia mesmo ser comemorada pela população, especialmente diante da piora da saúde, que tem levado o município a ampliar o condenável recurso da “rebocoterapia”, serviço que todo município tem, mas em Teresópolis aumentou consideravelmente enquanto a saúde piorou em igual proporção.
Sem realizar um leilão sequer ao longo dos últimos cinco anos, e o acúmulo de veículos apreendidos sem a devida destinação, a Prefeitura já foi alvo de suspeitas pela própria Câmara Municipal, por conta do comércio de peças de veículos abandonados em seus pátios, os suspeitos contratos de manutenção e o sucateamento da frota, não faltando motivos para justificar a opção escolhida, agora, do aluguel.
Os valores praticados, no entanto, provocam suspeitas. E a suspeição é a mesma que ocorreu, neste governo e em governos passados, quando a Prefeitura resolveu alugar impressoras e computadores, e sistemas e programas, entre outros, recursos que nunca precisava antes. Só com veículos, agora, a Prefeitura arranjou um gasto anual que chega a R$ 1 milhão e meio. Serão R$ 53 mil por mês em aluguel de vans, R$ 55 mil em camionetes, R$ 4 mil em veículos de passeio sedan, R$ 4 mil pelos veículos executivo e R$ 2.572,13 por uma pick-up, [na verdade, R$ 5.547,00 por cada pick-up, que seriam duas ou mais], totalizando cerca de 120 mil por mês de aluguel destes veículos.
Segundo a administração municipal, a contratação dos veículos foi necessária para viabilizar a concretização de seus deveres e serviços. “A Prefeitura Municipal de Teresópolis precisa movimentar pessoas e recursos. Servidores são transportados diariamente para concluir atividades que vão desde fiscalizações, operações de urgência e emergência, até o simples translado de servidores para eventos profissionais e reuniões. Também são usados para o transporte de materiais, dentre outras atividades de apoio. A adoção de solução alternativa para o transporte de servidores tem por objetivo alcançar maior economia nos gastos públicos, bem como a prestação de serviço público com maior transparência e eficiência”, disse a Prefeitura a O DIÁRIO, informando os custos dos 20 veículos alugados em Belo Horizonte, Minas Gerais, junto à empresa Unidas, “sem motorista e sem combustível”, para atender as necessidades das secretarias de Agricultura, de Desenvolvimento Social, Esportes, Fazenda, Governo e Coordenação, Meio Ambiente, Obras Públicas, Serviços Públicos e Turismo, e ainda para a Saúde.
O contrato previu a totalidade de veículo e valores mensais individuais, da seguinte forma:
• 05 veículos tipo van para 19 passageiros, no valor de R$ 10.613,89;
• 10 veículos caminhonete utilitária, no valor de R$ 5.547,40;
• 02 veículos de passeio sedan, no valor de R$ 1.963,51;
• 01 veículo de passeio executivo, no valor de R$ 4.000,00;
• 01 veículo pick up, no valor de R$ 2.572,13. (na verdade, R$ 5.547,00)