Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Radar é retirado da Serra Rio-Teresópolis após críticas sobre localização

Equipamento instalado no trecho do Garrafão vinha gerando reclamações e alto número de multas

Juliana Ludwig

Um dos assuntos mais comentados nos últimos meses em Teresópolis foi a instalação de um radar no quilômetro 98 da BR-116, na Serra Rio-Teresópolis, nas proximidades do Garrafão. O equipamento, posicionado logo após uma curva, vinha sendo apontado por moradores, motoristas e autoridades como mal localizado e sinalizado, resultando em um grande número de multas por excesso de velocidade.
Na manhã desta sexta-feira (12), a vereadora Márcia Valentim (PMB) confirmou que o radar foi retirado e recuado para um ponto considerado mais adequado. Em vídeo enviado à Diário TV, a parlamentar comemorou a medida.
“A justiça foi feita! O radar que tanto comentamos e contra o qual entramos nessa luta foi finalmente retirado daqui, perto do Posto Garrafão, e recuado para um local com melhor visibilidade. Muitas pessoas estavam sendo prejudicadas, mas agora tivemos essa resposta”, afirmou Márcia.
Segundo a vereadora, a mobilização envolveu motoristas, moradores e autoridades. Ela destacou que chegou a procurar apoio do deputado estadual Chico Machado, que entrou em contato com os órgãos responsáveis. Além disso, foram enviados ofícios à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

O equipamento, instalado quase em frente a um posto de gasolina nas proximidades do quilômetro 98, no trecho do Garrafão, foi retirado. Foto: Reprodução

Reivindicação antiga
O radar estava em operação há cerca de um ano e foi alvo de inúmeras críticas. Márcia destacou que condutores chegavam a ser multados várias vezes no mesmo trecho e que até turistas deixaram de visitar Teresópolis por causa das penalidades aplicadas.
Apesar da instalação de um letreiro eletrônico próximo ao equipamento, a medida não teria sido suficiente para reduzir as infrações registradas nem o número de reclamações. Agora, com o recuo do radar, a expectativa é que os motoristas não sejam mais surpreendidos e que os prejuízos causados anteriormente sejam minimizados.

Compartilhe:

Edição 12/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Radar é retirado da Serra Rio-Teresópolis após críticas sobre localização

Aposta de Teresópolis fatura prêmio de R$ 53,9 milhões da Mega

UPA Teresópolis será reformada e ampliada

SINDPMT convoca assembleia por 14º salário

Frente fria chega a Teresópolis neste fim de semana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE