Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Radares inteligentes já monitoram o trânsito, mas ainda sem previsão de começar a multar

Equipamentos instalados em pontos estratégicos da cidade auxiliam no controle do fluxo de veículos e na segurança pública

Luiz Bandeira

A instalação dos novos radares inteligentes em Teresópolis já começa a apresentar resultados positivos no trânsito e na segurança pública do município. A informação é da secretaria municipal de Segurança Pública que diz que, embora os equipamentos ainda não estejam autuando motoristas por excesso de velocidade, os dados coletados desde a implantação vêm sendo utilizados pela Guarda Civil Municipal para monitoramento viário e apoio a investigações.

Segundo o Comandante da Guarda Civil Municipal, Gil Wellington, os radares já estão devidamente aferidos pelo INMETRO e aptos para iniciar a fiscalização eletrônica. No entanto, o prefeito Leonardo Vasconcellos determinou que a aplicação de multas só começará após o reforço da sinalização viária nos pontos monitorados. “O intuito não é criar indústria de multas, mas reduzir o alto índice de acidentes e oferecer mais segurança para motoristas e pedestres”, afirmou o comandante.

O Comandante da Guarda Civil Municipal, Gil Wellington, afirmou que os radares já estão aptos para operação e que a prioridade é aumentar a segurança no trânsito. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Atualmente, um dos pontos previstos para receber radar, em frente à Casa de Portugal, ainda passa por reavaliação técnica. A Secretaria analisa dados sobre acidentes registrados na região antes de definir se o equipamento será instalado no local ou transferido para outro trecho considerado mais crítico.

A Secretaria de Segurança Pública reavalia a instalação de um radar em frente à Casa de Portugal após os primeiros resultados positivos registrados em outros pontos monitorados da cidade. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Monitoramento do fluxo e ajuda à polícia
Mesmo antes do início das autuações, os radares já geram informações importantes para o município. De acordo com a Secretaria de Segurança, os equipamentos conseguem registrar horários, placas e deslocamentos de veículos, auxiliando inclusive investigações policiais.

Segundo Gil, a tecnologia foi utilizada recentemente pelas forças de segurança na apuração de casos de arrombamentos a lojas na cidade. Além disso, os dados ajudam a entender o fluxo de trânsito em diferentes regiões.

Além de registrar excesso de velocidade, os radares inteligentes instalados em Teresópolis permitem o monitoramento do fluxo de veículos, identificação de placas e apoio às forças de segurança em investigações e ações de controle do trânsito. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Um levantamento realizado no dia 19 de maio apontou que cerca de 60 mil veículos passaram, em apenas 24 horas, pelo trecho monitorado no bairro do Alto, somando os sentidos de subida e descida. Os registros também mostraram 2.380 casos de excesso de velocidade em apenas 30 dias nos pontos onde os radares já estão instalados.

A Avenida Rotariana, no Alto, lidera o número de registros de velocidade acima do permitido, seguida pelo trecho do Vale Paraíso. Segundo a Prefeitura, os dois locais receberão reforço na sinalização antes do início oficial das notificações.

Segundo a Prefeitura de Teresópolis, as autuações por excesso de velocidade só terão início após a conclusão do reforço da sinalização viária nos pontos onde os radares foram instalados. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Mais grades, menos acidentes
Outra medida implantada pela Secretaria foi a instalação de grades no canteiro central para impedir travessias fora da faixa de pedestres. Dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros, comparando os últimos cinco meses com os três anos anteriores, apontam redução de aproximadamente 60% nos acidentes no trecho, além de queda significativa nos atropelamentos. “Tivemos praticamente zero atropelamentos no período. A intenção agora é ampliar ainda mais essa redução”, destacou o agente.

Teresópolis 27/05/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Radares inteligentes já monitoram o trânsito, mas ainda sem previsão de começar a multar

Criança de 3 anos é resgatada em Teresópolis e três suspeitos são presos

Frota municipal: novos veículos reforçam atendimento da Saúde em Teresópolis

Professora de Teresópolis tem livro selecionado para o Prêmio Jabuti 2026

Simulação de resgate encerra programação do Maio Amarelo em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE