Acolhidos com calorosos aplausos, nestas segunda (08) e terça-feira (09), os alunos dos cursos gratuitos da Escola Municipal de Música Giordano Loques Marrelli – Polo Avançado da Escola de Música Villa-Lobos em Teresópolis – se apresentaram nos recitais de encerramento do ano letivo de 2025. Em um misto de orgulho e nervosismo, os estudantes subiram ao palco da Casa de Cultura Adolpho Bloch (CCAB), acompanhados dos professores ou em apresentação solo, e mostraram ao público tudo o que aprenderam durante o ano.
Apresentaram suas habilidades os alunos dos cursos de Musicalização Infantil, de Iniciação em Música, de Formação Musical e de Vivência Musical na Melhor Idade. “É um privilégio Teresópolis ter um polo de uma escola tão conceituada como a Villa-Lobos, com curso formal de música com duração de 3 anos. Esta semana tivemos as apresentações de encerramento do ano letivo, com os alunos de cada um dos módulos. É uma experiência de palco super importante para os estudantes. Parabenizo a todos pelo belo trabalho”, pontuou o subsecretário municipal de Cultura, Arnaldo Almeida.
Nesta quinta-feira (11), será realizada a formatura de 11 alunos do 3º ano dos cursos de Iniciação em Música (Módulo I) e de Formação Musical (Módulo II), a partir das 17h, na CCAB.

A escola
Polo da Escola de Música Villa-Lobos em Teresópolis, a unidade da Secretaria Municipal de Cultura funciona no Centro Cultural Bernardo Monteverde (Av. Oliveira Botelho, 210/sobreloja), no Alto. A Escola Municipal de Música conclui o ano letivo de 2025 com cerca de 100 alunos, distribuídos pelos cursos de Musicalização Infantil, Iniciação em Música (Módulo I), Formação Musical (Módulo II) e de Vivência Musical na Melhor Idade.

Família musical
Além dos laços de sangue, a música une ainda mais o adolescente Logan Rodrigues, sua mãe, a técnica de enfermagem Ana Paula Rodrigues Lopes, e a avó, a manicure Marinete Rodrigues. Os três são alunos de Formação Musical (Módulo II). “As aulas são muito boas, os professores são ótimos e as experiências na escola são incríveis”, opinou Logan, que está aprendendo a tocar violino. “Minha mãe e meu filho já fazem aulas há dois anos e eu entrei esse ano na turma de teclado. Gosto muito de fazer parte desse grupo”, relatou Ana Paula. “Interessante poder treinar em casa com o meu neto e ser um incentivo um para o outro. Às vezes, bate o desânimo, mas a gente lembra que deve ser exemplo e segue firme. Muito bom”, concluiu Marinete.












