Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Rede estadual inicia o período de matrículas para novos alunos

Processo será totalmente online. Inscrições devem ser feitas até o dia 5 de dezembro

O período de matrícula para novos alunos na rede estadual de Educação começa nesta quinta-feira (13). Ao todo, são mais de 1.200 unidades de ensino com oportunidades para Escolas de Novas Tecnologias (E-Tecs), Interculturais, Cívico-militares e de Itinerários de Formação Técnica e Profissional e outras. A primeira fase de matrícula será online e vai atender os alunos que desejam ingressar na rede estadual, mudar de escola ou que perderam a renovação. O prazo das inscrições vai até o dia 6 de dezembro. Os interessados deverão acessar o site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na escola.

No ato da inscrição, o candidato pode escolher, no mínimo, duas escolas de sua preferência, sendo que é necessário ter no mínimo três opções e no máximo oito opções na combinação de escola/curso/série/turno. “Esse é o legado que queremos deixar. Estamos trabalhando para oferecer um ensino de qualidade, de forma a garantir o acesso e a permanência de todos os nossos estudantes”, afirma a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Critérios
A Seeduc-RJ esclarece que a primeira fase da matrícula não acontece por ordem de inscrição. Os estudantes são alocados obedecendo aos seguintes critérios do Estatuto da Criança e do Adolescente, e nesta ordem:
1 – Preferência à pessoa com deficiência
2 – Preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos
3 – Permanência na Rede Pública de Ensino
4 – Preferência de irmãos na mesma unidade escolar
5 – Proximidade da residência
6 – Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo

Resultados e inscrição
O resultado da alocação da Primeira Fase da Matrícula (Pré-Matrícula) será divulgado nos sites Seeduc e Matrícula Fácil, a partir do dia 18/12/2025. O candidato poderá realizar a consulta individual do resultado da alocação no próprio site da matrícula, selecionando a opção “Consulte a sua Inscrição”. O responsável – ou o aluno maior de 18 anos – deverá, então, comparecer à escola, no período de 19 a 26 de janeiro de 2026, e realizar a confirmação da matrícula. A Ficha de Conclusão da Inscrição informará a documentação necessária a ser apresentada no momento da Confirmação de Matrícula na escola onde o candidato for alocado.

Serviço

  • De 13/11 (a partir das 8h) a 05/12/2025: 1ª Fase da Pré-Matrícula, para novos alunos
  • A partir de 18/12/2025: Resultado da 1ª Fase da Pré-Matrícula nos sites Seeduc e Matrícula Fácil
  • De 19/01 a 26/01/2026: Confirmação da 1ª Fase da Pré-Matrícula

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 03/07/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Corpo de Bombeiros do Rio comemora 170 anos com cerimônia, novas viaturas e homenagem no Cristo Redentor

Multas na Barra: GCM diz que infrações não foram identificadas por totem

Teresópolis registra melhor desempenho em indicadores de segurança pública no Estado

‘Arraiá de Terê’ terá quatro dias de festa na Praça Santa Teresa

Curso de Comunicação e Oratória capacita profissionais para os desafios do mercado atual

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE