Luiz Bandeira
O retorno às aulas em Teresópolis, nesta quarta-feira (05,) marcou o início do ano letivo de 2025 com entusiasmo e compromisso. A secretária municipal de Educação, professora Carla Rabello, acompanhou de perto o primeiro dia de atividades nas escolas e destacou a importância do momento para a cidade. “As expectativas são as melhores. Hoje já nos dividimos nas escolas para acompanhar de perto o que estava acontecendo. Com o retorno às aulas, a cidade ganha vida. Há mais movimento nos ônibus, nas lojas com a compra de materiais escolares e, acima de tudo, o compromisso de garantir que as crianças estejam onde devem estar: na escola”, afirmou a secretária.
Com aproximadamente 25 mil estudantes matriculados, abrangendo desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a rede municipal de ensino começa o ano com importantes investimentos e ajustes estruturais. Segundo a secretária, a dedicação dos profissionais da educação é um diferencial na rede de ensino do município. “Eu sou suspeita para falar dos professores porque também sou professora, com muito orgulho. Teresópolis conta com profissionais altamente qualificados, que, mesmo diante de adversidades, fazem o seu melhor em sala de aula. O suporte dado pela secretaria reflete diretamente na qualidade do ensino que chega aos alunos”, ressaltou.
A equipe da Secretaria de Educação já realizou reuniões para alinhar propostas de trabalho, apresentar novas equipes e ouvir as demandas das escolas. Algumas medidas administrativas já foram tomadas para melhorar a gestão educacional, sempre com foco na qualidade do ensino.
Investimentos em infraestrutura
Algumas unidades de ensino ainda passam por reformas, mas os alunos estão alocados em espaços adequados para garantir a continuidade das atividades escolares. “Por determinação do prefeito Leonardo, estamos trabalhando para entregar as obras o mais breve possível. Nossa previsão é que, até o final do primeiro semestre, todas as escolas reformadas sejam reabertas”, explicou a secretária. Entre as obras avançadas estão as escolas Lino Oroña e Governador Portela. A Escola Acliméia tem um cronograma um pouco mais atrasado, mas também segue em andamento.
A Secretaria também está atenta a melhorias pontuais nas unidades. Recentemente, foram realizadas intervenções estruturais na creche São Pedro, ajustes no telhado da Escola Hermínia Josetti e manutenção no CEMEI da Ermitage. “Estamos mapeando todas as demandas para resolver os problemas de forma imediata, a curto, médio e longo prazo”, acrescentou Carla Rabello.
Transporte escolar reforçado
Outro ponto de atenção é o transporte escolar, especialmente nas áreas rurais, onde há um grande número de estudantes e professores que dependem do serviço. A qualidade da frota foi uma preocupação da Secretaria de Educação desde o início da gestão, e melhorias já foram implementadas. “Graças ao apoio da Secretaria de Segurança Pública e da equipe da garagem, conseguimos recuperar vários veículos que estavam parados. Nossa frota agora está com manutenção em dia: pneus novos, amortecedores revisados e até mesmo o ar-condicionado funcionando em viaturas que estavam com defeito”, informou.
Compromisso com um ano de sucesso
A secretária finalizou com uma mensagem de incentivo para toda a rede municipal de ensino. “Desejo que tenhamos um ano letivo leve, de muito trabalho e grandes resultados. Nosso compromisso é oferecer suporte para que o ensino seja cada vez mais organizado e eficiente, beneficiando diretamente nossos estudantes e suas famílias. Essa é a determinação do prefeito e um compromisso da nossa equipe”, concluiu. O ano letivo de 2025 começa com grandes desafios, mas também com a esperança de que a educação de Teresópolis siga avançando com dedicação e compromisso.