Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Rede Municipal reúne 700 pessoas para discutir a Educação Inclusiva

Cuidadores e equipes diretivas das unidades de ensino participaram de eventos nas zonas urbana e rural

Mais de 700 pessoas, entre cuidadores e equipes diretivas das unidades da Rede Municipal de Ensino, participaram do “1º Primeiro Encontro com os Cuidadores e Equipes Diretivas: Alinhando e Acolhendo”. Foram realizadas reuniões em Água Quente, no Segundo Distrito, em Vargem Grande e Bonsucesso, no Terceiro Distrito, e no Clube Comary, na área urbana do município, dessa forma envolvendo representantes de todas as regiões de Teresópolis para discutir importante tema.

Encontro de cuidadores da Educação Especial e equipes diretivas no Clube Comary. Foto: AsComPMT

“Tivemos como objetivo ir ao encontro dos sujeitos envolvidos no cuidar do nosso público-alvo da Educação Especial, visando alinhar e acolher, especialmente o cuidador, profissional que tem a responsabilidade de oferecer o suporte necessário às pessoas com deficiência dentro dos espaços escolares. Formar esses profissionais é responsabilidade e compromisso da equipe responsável pela Educação Inclusiva, neste momento focando no público alvo da Educação Especial”, explicou a chefe do Setor da Educação Inclusiva, professora Adriana Vital.

Professora Adriana Vital, chefe do Setor da Educação Inclusiva, aborda assuntos fundamentais para o bom acolhimento dos alunos. Foto: AsComPMT

A professora coordenadora do grupo de cuidadores, Márcia Gomes, a psicóloga Programa de Saúde do Profissional de Educação (PSPE), Érika Neves, e a psicóloga do PEDAPSI, Lilianne Marie Jaron da Costa, também coordenam a capacitação.

Érika Neves, psicóloga Programa de Saúde do Profissional de Educação (PSPE), na formação dos cuidadores que atuam nas escolas do interior. Foto: AsComPMT

Entre os tópicos abordados, onde o cuidador atua e suas funções, oferecendo suporte ao aluno da Educação Inclusiva em suas atividades escolares, contribuindo para a inserção e autonomia desse estudante no espaço de ensino. Capacitismo, equidade e gatilhos de desregulação também estiveram entre as principais pautas.

Edição 26/06/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Beneficência Portuguesa regulariza atendimento na ortopedia

Comerciantes se unem para tentar evitar furtos nos estabelecimentos de Teresópolis

Le Canton promove ‘Arraiá’ com comidas típicas e atrações temáticas neste sábado

Venda de ‘bebê reborn’ gera confusão e registro na 110ª DP

Concurso: Prefeitura de Teresópolis vai montar comissão para levantar número de vagas e cargos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE