Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Redes elétrica e de internet destruídas por incêndio na Várzea

Bombeiros controlaram fogo em poste na esquina da Djalma Monteiro com antiga Cotinguiba

Marcello Medeiros

Mais um caso de risco e prejuízo após fogo atingir rede elétrica e poste em Teresópolis, dessa vez no cruzamento das ruas Rui Barbosa e Nilza Chiapetta Fadigas, a antiga Cotinguiba, na Várzea. A situação ocorreu na tarde desta terça-feira (13) e as causas ainda são desconhecidas, mas importante frisar que esse é mais um trecho onde há grande número de fios acumulados no poste da Enel. O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas, com o trânsito fechado pela Guarda Civil Municipal até a finalização do serviço. Serviços como e energia elétrica internet em estabelecimentos comerciais foram prejudicados com a situação, com algumas empresas já iniciando os reparos logo após a saída da equipe do 16ºGBM.
O problema de muitos fios acumulados nas estruturas da Enel, mas utilizadas por outras empresas, principalmente, é bastante antigo e parece não ter solução – mesmo com a chamada “Operação Limpa Fio”, iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, com apoio de operadoras de internet e telecomunicações, para retirar fios e cabos instalados desordenadamente nos postes da cidade.
Esses fios incluem cabos de telefonia, energia e internet que estão inativos, desorganizados ou obsoletos, acumulando-se nos postes e causando problemas como: – poluição visual urbana, deixando as ruas com aspecto de desordem; – riscos à segurança de pedestres e veículos (fiação baixa ou mal acondicionada); – potencial de acidentes e curtos-circuitos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas, com o trânsito fechado pela Guarda Civil Municipal até a finalização do serviço. Foto: Bruno Maia / O Diário

Operação deve ocorrer novamente
A operação foi lançada em 6 de fevereiro de 2025, com a retirada dos primeiros fios na Calçada da Fama, no centro de Teresópolis. A meta inicial era eliminar os emaranhados nos postes e notificar as empresas responsáveis para regularização, dando prazos para adequação. Em apenas alguns meses de trabalho, já foram retirados mais de 50 km de fios e cabos obsoletos dos postes no centro – um volume considerável de material acumulado ao longo de anos.
A operação não ficou restrita ao centro. Ao longo de 2025, passou por outros bairros como a Tijuca, Várzea e São Pedro, com diversos mutirões de limpeza e mutirões com equipes das operadoras de internet. Em novembro do ano passado, a PMT informou que o trabalho teria continuidade e seria levado à outros bairros.

Teresópolis 13/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

PRF apreende carga de Mounjaro e anabolizantes na BR-116

Traficantes foragidos de Teresópolis são presos na Região dos Lagos

Calçada vira ‘lixão à céu aberto’ no Panorama

Ladrões levam caminhão e motocicleta em Teresópolis

Redes elétrica e de internet destruídas por incêndio na Várzea

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE