Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Reforma das quadras ainda se arrasta ou já apresenta problemas

Prazos seguem sendo desrespeitados e, em alguns casos, o que ficou pronto está sendo refeito

Luiz Bandeira

Em setembro do ano passado, a Prefeitura de Teresópolis destinou aproximadamente R$ 1,8 milhão dos recursos públicos para a reforma de sete quadras esportivas, seis na área urbana do município e uma no Terceiro Distrito, em Vieira. Para realizar as obras, fornecendo todo o material necessário para conclusão do serviço, foi contratada através de licitação a empreiteira Econstrur Eireli, empresa sediada no município vizinho, São José do Vale do Rio Preto. O prazo para a entrega das sete quadras totalmente revitalizadas com equipamentos esportivos, iluminação, cercamento e pintura do piso com marcações poliesportivas e logomarca do município foi estipulado pelo secretário de fiscalização de obras, Luiz Claudio, em 60 dias, o que coincidiria com às férias escolares de fim de ano, em dezembro de 2022. No entanto, já estamos próximos das férias escolares de meados de 2023 e até agora apenas três quadras foram entregues: as Olímpica Luiz de Camões, na Várzea, a da Praça do Meudon e da Nossa Senhora Aparecida, a Praça do Cemusa, no Bairro de São Pedro, enquanto às outras quatro quadras ainda estão em obras, algumas com os trabalhos bem atrasados, como no caso da quadra da Praça Jorge Roberto Lack, em Pimenteiras, que depois de ter recebido um novo piso com uma grossa camada de concreto, teve parte do novo piso quebrado para ser refeito.

O material utilizado para pintura e marcação das quadras descascou antes mesmo da utilização dos espaços esportivos

Entre serviços realizados que precisam ser refeitos, o que mais chama a atenção e que é motivo de reclamação de moradores vizinhos às quadras, que nos abordaram durante produção desta matéria é a qualidade do material usado na pintura das quadras, visivelmente de baixa qualidade, já que antes mesmo de serem utilizados esses espaços para a prática esportiva, a pintura com as marcações está descascando. Esse problema foi verificado por nossa equipe na quadra já inaugurada e novamente fechada à população, da Praça Nossa Senhora Aparecida, a Praça do Cemusa, no bairro de São Pedro e na quadra da Praça Francisco Graciano da Silva, a Praça da Beira-Linha. Essa quadra inclusive, o serviço não foi finalizado, mas está bem próximo de ser concluído, por tanto não foi entregue, porém, a população do bairro vem utilizando o espaço mesmo correndo o risco ao praticar esportes em meio a lixo de obra e restos de material de construção.

No bairro da Beira-Linha, a quadra não foi entregue a comunidade, porém já foi inclusive realizado um torneio na quadra onde muito material de construção e entulhos oferecem riscos aos frequentadores

Quadras reformadas
Quadra poliesportiva e de vôlei da praça Olímpica; Quadra poliesportiva da praça Nª Srª Aparecida, a Praça do Cemusa, no bairro São Pedro; Quadra de futebol de salão da praça Governador Francisco Portela, próxima à prefeitura; Quadra poliesportiva da praça Jorge Roberto Lack, em Pimenteiras; Quadra poliesportiva da praça Cruzeiro, em Vieira no 3º distrito; Quadra da praça do Meudon; Quadra da praça Francisco Graciano da Silva, na Beira Linha.

Vereadores investigam
No final do ano passado, a Câmara de Vereadores instaurou uma CPI para investigar os atos administrativos celebrados entre a Prefeitura e a empresa Econstrur Eireli. Essa Comissão Parlamentar de Inquérito, iniciada em dezembro de 2022, tem prazo de 120 dias prorrogáveis por igual período. Na ocasião, após vistoria dos vereadores, a prefeitura justificou o atraso com a seguinte nota: “A empresa executora das reformas das quadras esportivas não abandonou as obras, inclusive tem trabalhado em alguns finais de semanas para terminá-las em função de alguns atrasos e de fatores climáticos (chuvas), pois serviços essenciais como soldas, emboços, pinturas e execução de pisos só podem ser realizados com o tempo bom”. Buscamos um posicionamento atualizado do governo municipal que justifique o atraso nas obras das quadras esportivas. Porém, até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno aos nossos questionamentos.

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE