Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Região de Canoas com estradas quase intransitáveis

Caminhos que levam a bonitos atrativos turísticos têm piorado a cada chuva

Marcello Medeiros

Quem aí já ouviu falar da Represinha de Varginha? E a trilha que leva até o Subaio? Ou, ainda, o caminho que conecta a região de Canoas à Floresta do Jacarandá, através de Prata dos Aredes? Em comum, todas essas localidades três coisas: beleza natural, atrativos turísticos e muitos buracos nas vias públicas. A situação, que já não é boa há bastante tempo, tem piorado a cada tempestade – que é comum nessa época, vale frisar, diferente do que deveria ser a demora para reparar os problemas.

Nos últimos dias, a reportagem do Diário tem recebido reclamações de residentes nas três localidades, que compõem a chamada ‘região de Canoas’. Quem vive em Varginha, Prata dos Aredes ou em Canoas propriamente dizendo tem que ter muito cuidado para não ter problemas na suspensão de seus veículos ou, pior, sofrer um acidente em consequência de crateras que vão ganhando cada vez mais proporções a cada período de chuva intensa.

“Daqui a pouco, só vamos conseguir chegar ou sair de casa de 4×4. Já tentei contar, mas perdi as contas quando tentei contabilizar o número de buracos nas nossas estradas. À noite, com a iluminação pública capenga, fica ainda pior”, relata André Santana, que informa ser residente em Varginha.
Através do ‘Diário Comunidade’ (WhatsApp 2742-9977 ou pelo Instagram do Diário), moradora de Canoas reforça o apelo por melhorias. “Precisamos de ajuda para esse local. Não estamos mais aguentando conviver com essa”, pontuou, citando ainda que na região tem se repetido um ‘protesto silencioso’ comum em outras localidades na zona rural: o plantio de bananeiras nas grandes crateras abertas na passagem de veículos. A principal via da região, a Estrada Isaías Vidal, é onde estão concentrados os ‘maiores problemas’.

Riqueza turística desperdiçada
Além dos citados atrativos turísticos citados no início da reportagem, que levam para essa região anualmente centenas de interessados em ‘banho de rio’ e cachoeira, aliados à tranquilidade do interior, importante frisar que Canoas e Prata dos Aredes fazem parte do trecho final da Rota Serra Verde de cicloturismo. Criada e mantida de forma voluntária por um grupo de ciclistas locais, o circuito que conecta Teresópolis, Sumidouro e Nova Friburgo recebeu, em 2025, 125 ciclistas de várias partes do país. E, apesar de estradas ruins não serem problema para os adeptos do mountain bike ou cicloturismo, o aspecto de abando não é uma memória que o visitante quer eternizar.

Aguardando material…
Nesta quarta-feira (04), cobramos um posicionamento da secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos, através da Assessoria de Comunicação, sobre quando será realizada intervenção na região. Segundo informado ao Diário, a pasta “aguarda a chegada de material adequado para realizar grande intervenção nas localidades”

Teresópolis 04/02/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Enel: pipas deixaram quase 15 mil famílias sem energia em Teresópolis em 2025

Ladrões furtam motocicleta em Vieira

Estado tem recorde de aprovações no Sisu e fica em segundo lugar no ranking nacional

Rede Estadual inicia período de transferência de estudantes

PRF apreende mais de uma tonelada de drogas na BR-116

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE