Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Região Serrana pode ganhar mais duas RPPNs

Inea ouviu moradores do entorno sobre criação de reservas particulares

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) finalizou a consulta pública sobre a criação das Reservas Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Remanso do Rocio situada em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A área proposta para criação dessa reserva está localizada no bairro Fazenda Inglesa e é contígua à Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras), unidade de conservação administrada pelo Inea. A RPPN proposta abrange 2,05 hectares de Mata Atlântica que abriga uma rica biodiversidade, e contribui para a manutenção de serviços ecossistêmicos na região.

A pasta ambiental também acaba de finalizar outra consulta pública para a criação da RPPN Itororó, em Nova Friburgo. Com 10,89 hectares de Mata Atlântica, essa futura RPPN abriga densa diversidade biológica. Em relação à flora nativa, há ocorrência de espécies ameaçadas como o samambaiaçu ou xaxim(Dicksonia sellowiana), classificada como Em Perigo (Lista Federal, MMA,2022); e a palmeira-jussara (Euterpe edulis), classificada como Vulnerável (Lista Federal, MMA,2022). No que se refere à fauna selvagem, há registros de irara (Eira barbara), paca (Cuniculus paca), ouriço-cacheiro (Coendou spinosus), teiú (Salvator meriana) e caxinguelê (Guerlinguetus brasiliensis).

Reconhecidas pelo poder público em propriedade privada, a partir de iniciativa voluntária de seus proprietários, as RPPNs são averbadas junto ao Registro Geral de Imóveis (RGI), reconhecimento esse que passa a acompanhar em caráter perpétuo a vida da propriedade. Essas reservas, quando reconhecidas pelo Inea, são consideradas unidades de conservação de proteção integral, conforme estabelecido pelo decreto estadual nº 40.909/2007, sendo permitida apenas a realização de atividades de educação ambiental, turismo e pesquisa científica. Esse mesmo decreto instituiu o Programa Estadual de Apoio às RPPNs, que é coordenado pelo Serviço de RPPN do Inea.

Por meio desse programa, o órgão ambiental estadual oferece suporte técnico e orientações aos proprietários interessados na criação e implementação das reservas, elaboração de planos de manejo, apoio no georreferenciamento dos imóveis e RPPNs, emissão de autorizações de pesquisa e inscrição no Cadastro Ambiental Rural-CAR. Atualmente, 9.310 hectares de Mata Atlântica estão protegidos por 114 RPPNs reconhecidas pelo Inea.

Compartilhe:

Edição 24/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Confirmada mais uma edição do Festival Choco Serra em Teresópolis

Polícia procura mulher acusada de incendiar veículos em Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis realiza leilão online de bens inservíveis nesta quinta

Banheiros exclusivos para alunos na Casa de Cultura Adolpho Bloch

Moraes decide não prender Bolsonaro por descumprimento de cautelar

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE