Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Residentes do HCTCO apresentam trabalhos científicos em Londres

Equipe do Hospital das Clínicas participou de congresso internacional de ginecologia e obstetrícia

Entre os dias 23 e 25 de junho, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) foi representado, por equipe de residentes do setor de ginecologia e obstetrícia, em um dos congressos mais prestigiados do mundo para a área, o RCOG World Congress 2025. No evento, que aconteceu em Londres, as profissionais apresentaram trabalhos científicos produzidos durante atendimentos diários em Teresópolis.
Organizado pela Royal College of Obstetricians & Gynaecologists (RCOG), o congresso reuniu cerca de três mil pesquisadores e profissionais médicos de mais de cem países de diversos continentes, na capital do Reino Unido. O objetivo do encontro foi apresentar e discutir novas tecnologias, técnicas, abordagens e tratamentos nas práticas clínicas.
Durante todos os três dias de congresso, os participantes puderam conferir uma série de atividades, com representantes de diversos hospitais e centros médicos do mundo, como: aulas, atualizações, discussões e apresentação de trabalhos científicos. A viagem, organizada pela própria equipe de Ginecologia e Obstetrícia do HCTCO, que conta com verba própria para este tipo de atividade, foi composta pelas residentes Livia Fabbri e Nathália Gomes, e a médica staff da obstetrícia Ludmila Frutuozo.
Impulsionadas pelo chefe do setor no HCTCO, Dr. Ricardo Iannarella, a equipe passou a desenvolver trabalhos científicos com base em casos clínicos reais vivenciados no próprio hospital. Acreditando na relevância da iniciativa, elas inscreveram quatro projetos para o congresso. Para surpresa de toda a equipe, todos foram aceitos. “É gratificante ver que o trabalho que desenvolvemos na nossa residência, com tanto empenho e dedicação, pode ultrapassar fronteiras e ser reconhecido fora do Brasil”, disse a residente Nathália Gomes.
Os quatro trabalhos apresentados pelo grupo do HCTCO foram: “Overview of Syphilis in Pregnant Women in Brazil From 2009 to 2023”; “A Case Report of Cervical Ectopic Pregnancy: An Alternative And Conservative Approach”; “Ulcus Vulvae Acutum Lipzchütz In An Infant: Case Report”; e Metformin Plus Insulin For Diabetes During Pregnancy: A Systematic Review And Meta-Analysis”.
A Dra. Ludmila Frutuozo se surpreendeu positivamente com a forma como os pesquisadores internacionais se interessaram pelo caso envolvendo o Brasil. “O que mais me chamou atenção foi o interesse de médicos de diversos países na medicina brasileira. Durante a apresentação do nosso trabalho, fomos abordadas diversas vezes por colegas de múltiplas nacionalidades acerca da riqueza de casos e nossa abordagem na condução dos desfechos”, ressaltou.
Terminado o congresso e de volta ao Brasil, cada uma das residentes poderá aplicar os conhecimentos adquiridos nesta experiência internacional na melhoria dos atendimentos e cuidados aos pacientes que buscam o serviço oferecido pelo HCTCO. “Estamos nos atualizando para entregar sempre o melhor: condutas embasadas em diretrizes internacionais, aplicar o que há de mais atual e eficaz na medicina para garantir os melhores desfechos para cada mulher que confia no nosso trabalho”, comentou ainda a residente Nathália Gomes.

Tags

Compartilhe:

Edição 17/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Shows confirmados: Programação do Festival Sesc de Inverno em Teresópolis

‘Acompanhantes’ são presas acusadas de assaltar ‘cliente’ em Teresópolis

Bombeiros acionam helicóptero para resgatar homem na Pedra do Sino

Dedo de Deus: primeira teresopolitana chegou ao famoso cume 76 anos atrás

Café Tech reúne startups e administração municipal na Casa de Cultura

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE