Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Residentes do HCTCO apresentam trabalhos científicos em Londres

Equipe do Hospital das Clínicas participou de congresso internacional de ginecologia e obstetrícia

Entre os dias 23 e 25 de junho, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) foi representado, por equipe de residentes do setor de ginecologia e obstetrícia, em um dos congressos mais prestigiados do mundo para a área, o RCOG World Congress 2025. No evento, que aconteceu em Londres, as profissionais apresentaram trabalhos científicos produzidos durante atendimentos diários em Teresópolis.
Organizado pela Royal College of Obstetricians & Gynaecologists (RCOG), o congresso reuniu cerca de três mil pesquisadores e profissionais médicos de mais de cem países de diversos continentes, na capital do Reino Unido. O objetivo do encontro foi apresentar e discutir novas tecnologias, técnicas, abordagens e tratamentos nas práticas clínicas.
Durante todos os três dias de congresso, os participantes puderam conferir uma série de atividades, com representantes de diversos hospitais e centros médicos do mundo, como: aulas, atualizações, discussões e apresentação de trabalhos científicos. A viagem, organizada pela própria equipe de Ginecologia e Obstetrícia do HCTCO, que conta com verba própria para este tipo de atividade, foi composta pelas residentes Livia Fabbri e Nathália Gomes, e a médica staff da obstetrícia Ludmila Frutuozo.
Impulsionadas pelo chefe do setor no HCTCO, Dr. Ricardo Iannarella, a equipe passou a desenvolver trabalhos científicos com base em casos clínicos reais vivenciados no próprio hospital. Acreditando na relevância da iniciativa, elas inscreveram quatro projetos para o congresso. Para surpresa de toda a equipe, todos foram aceitos. “É gratificante ver que o trabalho que desenvolvemos na nossa residência, com tanto empenho e dedicação, pode ultrapassar fronteiras e ser reconhecido fora do Brasil”, disse a residente Nathália Gomes.
Os quatro trabalhos apresentados pelo grupo do HCTCO foram: “Overview of Syphilis in Pregnant Women in Brazil From 2009 to 2023”; “A Case Report of Cervical Ectopic Pregnancy: An Alternative And Conservative Approach”; “Ulcus Vulvae Acutum Lipzchütz In An Infant: Case Report”; e Metformin Plus Insulin For Diabetes During Pregnancy: A Systematic Review And Meta-Analysis”.
A Dra. Ludmila Frutuozo se surpreendeu positivamente com a forma como os pesquisadores internacionais se interessaram pelo caso envolvendo o Brasil. “O que mais me chamou atenção foi o interesse de médicos de diversos países na medicina brasileira. Durante a apresentação do nosso trabalho, fomos abordadas diversas vezes por colegas de múltiplas nacionalidades acerca da riqueza de casos e nossa abordagem na condução dos desfechos”, ressaltou.
Terminado o congresso e de volta ao Brasil, cada uma das residentes poderá aplicar os conhecimentos adquiridos nesta experiência internacional na melhoria dos atendimentos e cuidados aos pacientes que buscam o serviço oferecido pelo HCTCO. “Estamos nos atualizando para entregar sempre o melhor: condutas embasadas em diretrizes internacionais, aplicar o que há de mais atual e eficaz na medicina para garantir os melhores desfechos para cada mulher que confia no nosso trabalho”, comentou ainda a residente Nathália Gomes.

Edição 25/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Estado informa que já cobrou empresa por falhas na reforma da rodoviária

Paróquia de Santo Antônio terá fachada similar ao templo antigo

INSS notifica quatro milhões de pessoas para fazer a Prova de Vida

Bagunça nos fios: Enel diz que remove redes que oferecem risco

Empregos: vagas temporárias de fim de ano devem crescer 10%

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE